FOTO: SECOM PMI

Com a participação de todos os profissionais da rede municipal de ensino, representados em suas 53 unidades escolares, a Secretaria de Educação de Ilhéus promove a Jornada Pedagógica 2019, dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. O encontro marca a abertura do ano letivo no município e discutirá o tema central “Currículo: Identidades, Diversidades e Contextos”.

Na sexta-feira (1º) e segunda-feira (4), a Jornada Pedagógica será realizada nas unidades escolares. No dia 5, acontecem os debates e palestras no Centro de Convenções e em vários auditórios da cidade. Serão oferecidos minicursos, de acordo com cada modalidade de ensino.

A programação foi elaborada com o objetivo de possibilitar a troca de experiências sobre ensinar e aprender de forma coletiva, fortalecendo assim o processo educativo e suas responsabilidades.

Além dos professores, participam das atividades orientadores, supervisores, diretores, vice-diretores, secretários e demais profissionais, não docentes, e membros dos Conselhos de Educação. O encerramento da programação, no dia 5, será marcado por momento cultural, participação do GAP (Grupo de Amigos da Praia) e David Ohara, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

As palestras e debates serão realizados no dia 5, pela manhã, em diferentes locais da cidade, com credenciamento a partir das 7h40. Professores da Educação Infantil discutem o tema “As 10 competências gerais da BNCC e a prática docente”, no Teatro Municipal de Ilhéus. Professores dos Anos Iniciais e EJA I, o tema “Avaliação por habilidades e competências”, no auditório principal no Centro de Convenções. Professores dos Anos Finais e EJA II, debatem “A BNCC e os desdobramentos na prática pedagógica docente”, na Faculdade Madre Thaís e profissionais não docentes participam das discussões sobre “O papel dos não docentes no espaço escolar”, também no Centro de Convenções.