Espetáculo de grupo Ilheense concorrerá ao premio Braskem

A peça “O Grande Yorick”, montagem da Trupe Teatro Sem Fim, foi indicada ao Prêmio Braskem na categoria melhor espetáculo do interior e é o 2º espetáculo do sul da Bahia a receber uma indicação nessa modalidade.

O espetáculo foi montado na periferia de Ilhéus e traz um elenco afinadíssimo que se desdobra em vários personagens para contar a história de vida de Willian Chagas, um apaixonado e sonhador ator de teatro, que luta para não se submeter as convenções impostas pela onda conservadora da sociedade.

Com uma dramaturgia de quebra-cabeça, dividida em 13 capítulos, o público acompanha o personagem Willian em diferentes fases da sua vida pessoal, desde a infância sofrida na periferia trabalhando com a mãe vendendo acarajé, até a fase adulta na cidade grande, onde ele vai em busca do seu sonho e descobre a ferocidade do sistema para aqueles que seguem a margem da sociedade.

A trama acontece nos dias de hoje e é livremente inspirada em dois grandes clássicos da literatura mundial, Dom Quixote de Cervantes, a triste figura, e Hamlet de Shakespeare, o príncipe louco da Dinamarca.  O espetáculo mistura projeções de imagens com a interpretação dos atores, e tem uma trilha sonora que é executada ao vivo pelo músico Luan Borba.

“O Grande Yorick” segue fielmente a cartilha de um psicodrama com momentos muitos densos e tristes, e outros extremamente poéticos e alegres. Em meio ao caos, a saúde mental do protagonista é colocada em xeque, o que provoca grandes reviravoltas no enredo. A peça tem causado comoção geral no público pelo impacto, ousadia e criatividade em abordar com muita propriedade assuntos atuais e polêmicos no universo das artes.

O Prêmio Braskem de Teatro é uma das mais importantes premiações do Nordeste, onde os artistas são reconhecidos por suas produções e legitima a importância do fazer teatral na Bahia.