A companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, investiu, em 2018, cerca de 110 milhões de reais em renovação e melhorias na rede elétrica de Itabuna e região. Uma das principias ações é a ampliação do número de religadores automatizados. Foram instalados 290 novos equipamentos, totalizando 514.

Os religadores são instalados nos postes da concessionária e são equipamentos telecomandados, gerenciados direto do Centro de Operações da Coelba, capazes de normalizar o fornecimento de energia em apenas alguns segundos, em caso de interrupção de energia.

Além da novidade, foram substituídos 160 quilômetros de rede e 98 transformadores e realizada a poda de 11 mil quilômetros de vegetação próxima da rede elétrica. No total, a Coelba realizou 18 obras especiais para garantir a qualidade do fornecimento de energia na região.

O resultado do trabalho desenvolvido ao logo do ano é a redução dos indicadores de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para as concessionárias de todo o país: O DEC, que é média anual de duração de interrupção de energia e o FEC, que é frequência da interrupção. Até o mês de novembro, a redução do DEC em Itabuna é de 12 horas em relação ao mesmo período ano passado e de quase dois pontos na frequência da interrupção, passando de 13,31 para 11,39.

Outra ação que colabora para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia e do atendimento ao cliente é a internalização das turmas de prontidão. Em setembro, foi comemorado um ano da contratação de 73 novos eletricistas.

A Coelba passou a trabalhar com turmas próprias e não mais com funcionários terceirizados nessa área tão fundamental para a empresa.

No início do mês de dezembro, as fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade (50 a 70 km por hora), causaram falta de energia em alguns municípios do sul e extremo sul. A Coelba não mediu esforços para normalizar a situação e reforçou as equipes em campos. Foram 570 equipes, vindas de diversas regiões do estado, e 1.475 pessoas envolvidas para atuar, durante três dias, em uma força-tarefa para a reconstrução da rede elétrica e o restabelecimento do serviço.

A Coelba encerra o ano com um investimento de R$ 1,81bilhão em todo o sistema de distribuição do estado. O maior investimento de toda a história da concessionária, para aumentar a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia da concessionária.

Sobre a CoelbaA Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).