Nas próximas semanas, estarão abertas 2.276 vagas de concursos públicos promovidos por prefeituras e câmaras municipais do Nordeste. Os cargos nos poderes executivo e legislativo oferecem salários que vão de R$ 980, na Câmara Municipal de Ibirajuba(PE), a R$ 10 mil na cidade de Jardim do Seridó (RN). Na maioria dos casos, os salários mais altos são destinados a médicos. Mas em todos os estados da região há muitas oportunidades para os níveis fundamental, médio e superior. 

A coach Letícia Nobre, especializada em concurso, ressalta que, com o anúncio da suspensão dos grandes concursos federais, as seleções para as prefeituras passaram a chamar mais a atenção dos concurseiros. “O risco, nesse caso, é resistir à tentação de se candidatar para várias provas ao mesmo tempo sem estar preparado competitivamente para nenhuma delas”, afirma.  

Letícia assinala que é preciso fazer a escolha pela carreira que irá exercer e não pela prova. Para ela, é um erro focar na avaliação e não no cargo a ser ocupado. “Há uma situação em que vale a pena se inscrever em mais de um concurso ao mesmo tempo: quando se trata de um mesmo cargo – ou muito parecido – e/ou que tenham pelo menos 80% do conteúdo programático idêntico”, declara.