FOTO: Divulgação

Foi realizada nesta sexta-feira (7), em Ilhéus, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no salão da Igreja Batista Memorial, bairro do Malhado. O programa federal tem a Polícia Militar à frente das atividades, que são desenvolvidas em parceria com as escolas da rede municipal de ensino. Presentes à cerimônia, a secretária de Educação, Eliane Oliveira e o major Kleber Santos, da Polícia Militar de Itabuna, dentre outras autoridades.

Familiares e amigos da turma de formandos dos anos iniciais – 1º ao 5º ano – e anos finais – 6º ao 9º na – lotaram as dependências da igreja. O Proerd em sala de aula das 120 escolas municipais de Ilhéus.

Para Eliane Oliveira, a proposta do programa é transformar a vida do aluno e de toda a família. “Porque é nessa fase, dos 6 aos 13 anos, que eles começam a perceber e conhecer as drogas. Para evitarmos isso, incluímos também os alunos dos anos finais, que é o ensino fundamental, aplicados pelos grupamentos da 68 – 69 e 70 da Polícia Militar”, disse a secretária.

Proerd – O programa de cunho federal, com cobertura em todo o território brasileiro, foi idealizado no Ministério da Justiça e descentralizado para União, estados e municípios. Segundo o major Kleber, a Polícia Militar é um dos grandes atores integrantes do sistema de segurança pública, que começou a unir esforços no sentido de potencializar esse programa de fundamental importância no processo de prevenção e resistência às drogas e a violência. “A gente vai somando esforços, unindo forças, para que possamos cada vez mais ampliar e atender todas as nossas crianças e juventude”, disse.

Foram homenageados a secretária Eliane Oliveira, o soldado PM Mendes, professor da turma e o empresário Paulo Ganem, como amigo do Proerd. Alunos que participaram do concurso de redação e de melhor desenho que expressasse o ano de aprendizado na escola, foram contemplados com medalhas e certificados, além de presentes.