FOTO: Karoline Vital

Ao longo do mês de novembro, a Escola & Brinquedoteca A Casa Amarela vem realizando atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, valorizando a herança cultural brasileira vinda da África. Como parte dessas atividades, o estabelecimento de ensino de Ilhéus realizou o 4º Festival de Capoeira Infantil em parceria com a Associação Negra Raiz. O evento aconteceu na Praça da Sapetinga na tarde do último sábado (24), com apresentações, troca de cordéis e entrega de berimbaus.

O Festival Infantil teve como tema os super-heróis na capoeira e foi a culminância das aulas ministradas pelo contramestre Rafael aos estudantes da Casa Amarela. “Durante o ano letivo, oferecemos a capoeira como atividade extracurricular desde o Grupo 01 da Educação Infantil. A atividade é importante para o desenvolvimento global das crianças, ensinando também a valorizar a cultura afro-brasileira”, destacou o contramestre.

Através de exercícios e jogos, as crianças que participaram do 4º Festival de Capoeira Infantil mostraram o que aprenderam ao longo das aulas em uma roda formada pelos colegas e familiares. Integrantes da Associação Negra Raiz também participaram e apadrinharam os estudantes que realizaram a troca de cordéis. Os capoeiristas experientes ainda fizeram apresentações da capoeira regional, modalidade derivada da capoeira Angola e que incorpora movimentos de outras artes marciais.