Dupla Ba-Vi termina a temporada com sensações distintas

O Campeonato Brasileiro da Série A chegou na sua penúltima rodada com Vitória e Bahia lutando por situações distintas, enquanto o tricolor buscava melhorar sua colocação, mas já tendo tranquilidade para buscar o resultado, o Vitória lutava desesperado contra o rebaixamento diante do Grêmio de Renato Gaúcho.

No fim, o Bahia conseguiu o que queria, vaga carimbada para a Copa Sul-americana 2019 e o Vitória não se livrou da degola, rebaixado o Leão voltará para a Série B após 3 edições seguidas na elite do futebol brasileiro.

O empate em 0 a 0 com o Grêmio, em partida disputada na tarde deste domingo, no Barradão, criou suspense sobre a permanência do Vitória na elite do futebol nacional. Mas o empate da Chapecoense com o Corinthians, em São Paulo, decretou matematicamente o que já era esperado para o Rubro-Negro. Com os resultados da rodada, o time baiano, com 37 pontos, na penúltima colocação, não possui mais chances de deixar o Z-4.

Este foi o quinto rebaixamento do clube na era dos pontos corridos (quatro vezes para a Série B e uma para a Série C). O Vitória é o segundo time a confirmar o rebaixamento para a Série B e acompanhará o Paraná, que também disputará a Segunda Divisão em 2019.

Enquanto isso América-MG e Bahia fizeram uma partida morna neste domingo, daquelas em que falta criatividade para ameaçar o adversário – mas sobra necessidade pelos pontos em disputa. De olho na saída do Z-4, o Coelho foi certeiro: não criou muito, mas soube aproveitar a chance no começo do segundo tempo, quando Juninho desviou para o gol, assegurando 1 a 0 para o time mineiro. Já garantido na Sul-Americana, o Tricolor baiano não conseguiu acertar as finalizações que descolou.