A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) realizará, em parceria com o Hospital São José, um mutirãoem alusão à campanha Novembro Azul, neste sábado (24), das 7 às 13 horas. Dois médicos urologistas atenderãoo público alvo da campanha: homens negros ou com histórico familiar acima de 45 anos e todos acima de 50 anos.

O mutirão disponibilizará atendimento para cem homens, no sábado, e mais 50 posteriormente, na Policlínica do SUS. Além das consultas médicas, os pacientes terão acesso também aos exames laboratoriais necessários à prevenção da doença. O objetivo é ampliar o alcance da campanha no município, proporcionando atendimento para fazer um diagnóstico precoce e garantir um tratamento de qualidade, a fim de prevenir novos casos do tumor.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata ainda este ano. O que mais preocupa é que a incidência da doença, ou seja, a quantidade de diagnósticos para cada 100 mil habitantes, subiu 127,9% entre os anos de 1990 e 2013.