Baianão 2019 apresentado. A próxima edição do campeonato Estadual já foi formalmente apresentada pela Federação Bahiana de Futebol (FPF) após se reunir com todas as entidades envolvidas, definindo formato, datas e outros aspectos com influência direta na competição.

Em relação ao Campeonato Baiano de 2018, um aspecto se mantém: a primeira fase vai ser disputada em um sistema de pontos corridos, sendo seguida pela disputa das semis e da final. Na fase eliminatória após a etapa de pontos corridos, os desafios da volta, que definirão quem segue em frente, serão disputadas no terreno dos times mais bem colocados na primeira fase. A equipe que tenha a pior campanha na primeira fase, será de imediato rebaixada para o segundo escalão do Baianão. Já o campeão, além do título de campeão do Estado, vai assegurar uma vaga na Copa do Nordeste 2020, prova para a qual se apurarão ainda outros dois times: o melhor colocado no ranking da CBF no final da temporada 2019 e o segundo melhor colocado da mesma lista, sendo certeza que esse terá que disputar uma fase preliminar para entrar na competição. Os três primeiros colocados da competição assegurarão o acesso à Copa do Brasil.  

A principal novidade para essa nova edição do Campeonato Baiano corresponde nada mais nada menos que à adoção do Árbitro de Vídeo (VAR), sistema de auxílio aos juízes das partidas que já está em vigor tanto nas principais provas sul-americanas como em alguns campeonatos europeus. Mesmo assim, o VAR só será utilizado nos dois jogos da decisão.

Além disso, por solicitação das diretorias do Bahia de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Fluminense da Feira, os jogos desses times que não forem exibidos na TV ocorrerão às 10h da manhã.

Tal como em 2018, o Baiano contará com o envolvimento de um total de dez emblemas. O Juazeirense, o Jequié, o Fluminense de Feira, o Bahia de Feira, o Vitória, o Atlético, o Vitória da Conquista, o Jacobina, o Bahia e o Jacuipense serão os destaques. Todos esses jogos estarão disponíveis na Betfair apostas online, e é importante entender o que é que os times envolvidos poderão alcançar mediante a sua classificação final e as probabilidades de cada. Em relação à edição de 2018, o destaque vai para a troca entre o Atlântico, rebaixado, e o Atlético, promovido neste ano à elite da competição. 

O calendário do Baianão 2019 ainda não está definido, sendo certo que ocorrerá de janeiro a abril. Vale lembrar que o Bahia é o atual detentor do título Estadual após ter vencido o Vitória na decisão.

Na lista de campões do escalão máximo do Estadual, é o Bahia quem domina, com 46 títulos no total. O Vitória já venceu a competição em 29 ocasiões e o Ypiranga completa esse mesmo ranking com dez títulos do campeonato Estadual. O Botafogo do Senhor do Bonfim já venceu a prova em sete ocasiões, e o Galícia ergueu a prova em cinco. A primeira edição, disputada em 1905, foi conquistada pelo Internacional de Cricket.