Na última terça-feira (30), o movimento OAB SEM BUROCRACIA reuniu advogados atuantes de Ilhéus, Itacaré, Una, Canavieiras e cidades circunvizinhas no lançamento da Chapa composta por Vinicius Briglia Pinto (Presidente), Arnon Nonato Marques Filho (Vice-presidente), Mônica Rebouças de Matos (Secretaria Geral), Silvana Vieira Lins (Tesoureira) e Robson Magalhães Souza (Secretário Adjunto).

Além da reunião de colegas advogados para um momento descontraído de confraternização, o evento de lançamento da chapa permitiu a apresentação das propostas construídas pelo movimento OAB Sem Burocracia para a renovação da subseção da OAB de Ilhéus, como a estruturação das salas de advogados nos fóruns de Una, Canavieiras e a instalação de uma sala para advogados na cidade de Itacaré. Confira todas as propostas clicando no “Leia Mais”.  

Para Cathia Teles, vice presidente da atual gestão, “o grupo que compõe o movimento, e, por consequência, a Chapa OAB Sem Burocracia é o mais preparado para assumir a Diretoria da OAB Subseção Ilhéus no próximo triênio (2019-2021)”. O meu apoio é muito pelo que eu tenho vivido e nós precisamos de renovação. Nessa última gestão eu tenho percebido que a nossa Subseção se afastou muito dos propósitos […]. A atual situação da OAB na Subseção Ilhéus é muito conflituosa, as coisas tomaram uma proporção e uma dinâmica totalmente inversa daquilo que nos propusemos, as nossas propostas iniciais se perderam no caminho, então esse continuísmo não pode permanecer. Nós precisamos de renovação. E renovação eu reconheço na Chapa OAB Sem Burocracia.Cathinha, como é carinhosamente chamada pelos colegas advogados, colabora há quase nove anos com a OAB, primeiro na gestão do presidente Deusdete Sena, na função de secretária-geral, depois nas duas gestões de Marcos Flávio, na condição de vice-presidente.

O evento de lançamento da chapa também foi marcado pelo apoio expresso dos advogados Ícaro Freire, George Nascimento, Antônio Menezes, Joilson Vasconcelos, Cosme Araújo, Ronaldo Lavigne, além da presença de advogadas atuantes, como Sofia Soledade, presidente da comissão da mulher advogada, entre outros.

“As propostas do grupo são sempre amparadas em discussões com os principais interessados, os advogados de Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieiras, de forma democrática e objetivando a solução das reais necessidades da classe. É preciso lembrar que as propostas agora delimitadas precisam ser alcançáveis no próximo triênio. De nada adianta formular propostas que dependem única e exclusivamente da competência da seccional ou criar objetivos de logo entendidos como não alcançáveis entre 2019 a 2021”, afirmou o candidato à vice-presidência Arnon Marques em entrevista concedida ao Blog Ihéus24h.

A chapa OAB sem Burocracia foi registrada no último dia 19 de outubro na sede da OAB em Salvador, para concorrer às eleições da OAB Subseção de Ilhéus para o triênio 2019-2021, com votação prevista para o dia 21 de novembro de 2018 e utiliza as páginas oficiais no Facebook e Instagram (@oabsemburocracia) como um dos canais de comunicação e interação com os advogados.

“Apresente sugestões, faça parte do movimento que pretende fortalecer a advocacia. Vamos renovar sem burocracia!”, é o convite do candidato à presidência, Vinicius Briglia, aos advogados da OAB Subseção Ilhéus.

PROPOSTAS CHAPA OAB SEM BUROCRACIA 3030

  • Mais transparência e mais publicidade: divulgação de todas as despesas e atos administrativos da Subseção de Ilhéus através de publicação em Portal da Transparência.

  • Fórum permanente de defesa das Prerrogativas: Criação do Fórum permanente de Defesa das Prerrogativas, com a avaliação rotineira do tratamento entre os Advogados e os demais Órgãos de Justiça, apoiando os Colegas frente a qualquer violação. Bem como, realizando acompanhamento preventivo perante as instituições.

  • Revista Jurídica Eletrônica: Criação da Revista Jurídica Eletrônica da Subseção de Ilhéus como meio de noticiar fatos jurídicos de relevância para a advocacia local, além de assuntos diretamente ligados à Subseção e de interesse da classe. Objetiva-se, ainda, valorizar a produção intelectual dos Advogados do sul da Bahia com a publicação de artigos doutrinários, comentários a acórdãos e jurisprudências sobre diversas áreas do Direito. A proposta busca estimular a reflexão sobre temas relevantes do cotidiano forense.

  • Sala de Atendimento para os Advogados: Reestruturar a Sala de Atendimento da Sede de Ilhéus, criando um ambiente de uso exclusivo e estruturado, contendo computador, scanner e impressora, além de outros utensílios necessários para o Advogado recepcionar o cliente, tal como um escritório profissional. Bem como, reestruturar as salas da OAB dos Fóruns de Una e Canavieiras e instalar uma sala da OAB na cidade de Itacaré.

  • Revitalização da Escola Superior de Advocacia: Objetivando a formação continuada e o aprimoramento dos Advogados, a Subseção realizará cursos de curta e longa duração que possibilitarão a atualização jurídica dos Colegas. Buscará também a valorização dos juristas da região, através de convênios com as Faculdades da Cidade e com os professores de direito locais para a realização dos cursos. Por fim, interiorizará a realização de cursos e palestras para que sejam promovidas nas cidades de Una, Canavieiras e Itacaré, permitindo que os Colegas destas tenham acesso às atividades da Subseção também em suas cidades.

  • Balcão de Prática Profissional: Criar Balcão de Prática Jurídica facilitando o contato dos jovens Advogados com Advogados mais experientes que os orientarão de forma voluntária sobre dúvidas do cotidiano advocatício.

  • Clube de Serviços OAB Ilhéus: Criação do Clube de Serviços OAB Ilhéus que atuará de forma autônoma, a fim de complementar e ampliar os serviços e benefícios oferecidos pela CAAB, desburocratizando o procedimento de realização dos convênios.

  • Comissões mais igualitárias e mais Democráticas: Garantir que a mesa diretora das comissões que integram a Subseção de Ilhéus seja eleita diretamente pelos seus conselheiros ou membros integrantes, deixando de ser uma escolha do Presidente da Subseção, que apenas nomeará os escolhidos pelas comissões. A ideia é garantir autonomia e liberdade às comissões e aos projetos elaborados por estas, que contarão com o apoio irrestrito da Subseção. A proposta visa, ainda, que na formação da diretoria das comissões, estas obedeçam à regra de inclusão de, pelo menos, 30% de Advogadas em sua composição, garantindo a participação igualitária da mulher Advogada.

  • Comissão de Integração: Criação de comissão para integração entre as cidades que compõem a Subseção de Ilhéus. A comissão será composta por representantes das cidades de Canavieiras, Una e Itacaré, bem como por representantes da cidade de Ilhéus que serão responsáveis por manter contato direto entre os membros e a diretoria da Subseção, a fim de permear a comunicação e a resolução dos problemas enfrentados por estas cidades.

  • A 10ª Proposta é VOCÊ quem faz!! Faça parte do movimento OAB SEM BUROCRACIA e contribua com a renovação e o fortalecimento da advocacia na Subseção de Ilhéus. Siga nossas redes sociais e converse conosco: Instagram (@oabsemburocracia) e Facebook (OAB Sem Burocracia).