Plano de metas foi traçado para melhorias até 2020

O quinto encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), realizado no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (24) pela manhã, apresentou as metas dos setores de Agricultura Pesca, Indústria e Comércio que comporão o Plano de Metas do município, alinhado ao Plano Plurianual.

Na ocasião, representantes da sociedade civil opinaram sobre as metas escolhidas pelas secretarias municipais correspondentes, e apresentaram sugestões. Para as áreas de Indústria e Comércio, por exemplo, a gestão vai buscar ampliar o acesso ao crédito para pequenos empresários, contratação de aprendizes, capacitação profissional e incentivo ao primeiro emprego.

Já os setores de Agricultura e Pesca buscará, entre outras metas, promover assistência técnica para pequenos agricultores, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas; fomentar os programas sociais e equipamentos públicos de alimentação escolar no município; promover a população rural do municípios acesso a moradia digna na zona rural.

As metas escolhidas estão alinhadas aos eixos Economia Local e Consumo Sustentável do Programa Cidades Sustentáveis, com o qual a gestão municipal de Ilhéus está comprometida. Mais informações podem ser acessadas clicando aqui.

Organizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), com a participação das Secretarias de Agricultura e Pesca (Seap) e de Indústria e Comércio (Sedic), a campanha para elaboração participativa do Plano de Metas 2017-2020 conta com apoio do Instituto Nossa Ilhéus, articulador local do Programa Cidades Sustentáveis.

O evento foi mais uma etapa para a elaboração do Plano de Metas, que está previsto na Lei Orgânica desde 2008, embora a sua implementação aconteça pela primeira vez apenas este ano. Ao fim dos oito encontros previstos para promover participação popular nas escolhas das metas, será elaborado o documento que funcionará como uma bússola, informando quais metas e se respectivos indicadores a gestão municipal propõe melhorar, e o quanto devem melhorá-los até o fim da gestão.

Com o Plano de Metas, tanto o poder público quanto a população podem acompanhar de forma mais clara, por exemplo, se a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, a Mobilidade, estão avançando e em que medida. Os indicadores podem ser acessados por todos neste link, que passará a compor o site da CGM e ficará disponível para todos os governos futuros.