A XIII Fenopo – Feira de Negócios e Oportunidades – da Faculdade de Ilhéus, teve início nesta quarta-feira, dia 24, na sede da instituição, localizada à margem da Rodovia BA-001, km 1,5, na zona sul, com a realização de atividades acadêmicas e atrações culturais, além da exposição de diversos projetos de empreendedorismo de alunos e de pessoas da comunidade. O evento marca o transcurso dos 16 anos da Faculdade, que oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Com uma estrutura mais moderna, a Feira serve como vitrine para iniciativas empreendedoras, como a da estudante de Nutrição, Brenda Carvalho, com seu projeto de lanches artesanais Mais Integrais. Ela conta que lançou o produto durante a Fenopo de 2017 e não parou mais de produzir os cookies e esfihas. “A receptividade tem sido muito boa e não penso em parar”, avalia Brenda.

Já graduada em Nutrição pela Faculdade de Ilhéus, Alice Xavier volta a expor na Fenopo as delícias do Mini Doçura, projeto baseado na confeitaria funcional que vem conquistando novos clientes a cada dia. Ela trabalha também com confeitaria tradicional, no formato mini, embora mantenha o foco de apresentar os produtos funcionais feitas com matéria prima integral, inclusive o açúcar.

As alunas do quinto semestre de Psicologia lançam, na edição deste ano, o projeto Ju e Liu Gostosuras, com lanches de pizza, cachorro quente no copo, empadas e sucos de frutas. Já a estudante de Direito, Tarsila Nassau, mostra o empreendimento Majú Criatividade e Afins, que apresenta modelos de bolsas, nécessaire, chaveiros e acessórios infantis.

A Rosa Chiclete Brinquedos Educativos, projeto organizado por Núbia Morais, mostra diversas opções para o entretenimento infantil, que também estão disponíveis no Mercado de Artesanato de Ilhéus. A empreendedora Maria José dos Santos Silva mostra os criativos produtos artesanais da Kaori Aromas, assinados por ela, a exemplo de vários aromatizantes, sais de banho, sabonete líquido e também glicerinado, óleo de banho, entre outros.

Também estão na XIII Fenopo, a Caixa Econômica Federal, instituição parceira da Faculdade de Ilhéus desde a sua fundação, a cooperativa Uniodonto, que tradicionalmente participa do evento, a Dom Palito Gelateria, que retorna à Feira para o lançamento do sorvetes no pote Ninho com Nutella e Ninho Trufado, o Caminho de Casa Clube Bar, um buffet choconut inovador, o Banco Santander, Óticas Cardoso e a Terceira Via Formaturas e Eventos.

Outra iniciativa na exposição é a Bahia Negócios Imobiliários, que apresenta o projeto do corretor Raphael Padilha da imobiliária online que vem ganhando corpo no mercado de Ilhéus. Também a Clorofitum Profissional, há 18 anos no mercado, lança na feira a franquia de Ilhéus para a Bahia com produtos de beleza 100 por cento vegano.

Artesanato – AFeira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus conta também com os trabalhos em artesanato dos empreendedores do movimento Pontal Criativo, com diversas inovações, incluindo os trabalhos em cordel e xilogravura da artista Janete Lainha. Há também um espaço especial com diversosbrinquedos infantis e serviços apresentados pelas comissões de formatura dos cursos de Direito, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, entre outros.

A Fenopo acontece até sábado, dia 27, abordando o tema central “Ideias e Negócios Sustentáveis: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação”, com o objetivo de fomentar o surgimento de novos negócios através da criatividade e do empreendedorismo, discutir experiências de negócios bem sucedidas na região e divulgar ideias e projetos de negócios.

Mutirão – Nesta sexta-feira, dia 26, das 8 às 15 horas, será promovido, em parceria com a Record/TV Cabrália e outras instituições, o III Mutirão de Saúde e Cidadania, com a prestação de serviços gratuitos à comunidade, na área de saúde, com atendimento médico, em oftalmologia, nutrição, psicologia, além de exames preventivos (Papanicolau), realização de glicemia capilar, tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre imunização, diabetes e hipertensão, gravidez na adolescência e planejamento familiar, também serão feitos testes rápidos de HIV.