Divulgação

O I ENELU – Encontro de Estudantes das Licenciaturas da UESC será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro de 2018, com o tema “Educação em tempos de golpe: O desmonte das políticas educacionais”. Este evento nasceu com a tarefa de agregar estudantes de diversas áreas do conhecimento em torno de uma grande discussão que é: o futuro da nossa realidade educacional.

Em um momento que se passa por uma conjuntura política de ilegitimidade institucional que tem como projeto a precarização da educação, o que se reflete em diversas medidas adotadas pelo Governo Federal, como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, o corte de programas como PIBID, e a mais recente tentativa de cortes nas bolsas da Pós-Graduação.

Na noite da última terça-feira (16) foi dada a largada para o evento com uma mesa redonda sobre os “Desafios da educação em tempos de retiradas de direitos” e contou com a presença das professoras Flavia Alessandra (doutora em sociologia pela UFSCAR) e Elisa Massena (doutora em educação pela UFRJ). 

 

Em pauta, a necessidade de discussão sobre as retiradas de direitos e incentivos destinados a docência. As professoras lembraram as implicações da base curricular comum, que ainda esta em trâmite,  dentro das salas de aulas. 

Além disso, o destaque ficou também para a análise do atual momento político, com o foco voltado para combater as ondas de fake news e a forte corrente anti-intelectual que se formou no país durante a corrida eleitoral. Segundo a professora Flavia Alessandra “as fake news são um atentado ao fazer científico” e seria preciso fazer uma análise sobre todas as questões impostas a sociedade para se entender estes fenômenos. 

O evento continua até a próxima quinta-feira (18), confira abaixo a programação completa.

Divulgação DCE-UESC