IMAGEM: Divulgação

Os estudantes que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano de 2018, deverão ficar atentos à um fator novo que é o Horário de Verão. A mudança do horário afetará 10 estados e o Distrito Federal, a Bahia não está inclusa, mas os candidatos terão que se atentar à mudança de horário ainda assim, pois as provas serão aplicadas seguindo o horário de Brasilia. 

Inicialmente a mudança do horário aconteceria no dia 28 de Outubro e duraria até o dia 17 de fevereiro de 2019, mas a data coincide com o segundo turno das eleições de 2018. O Tribunal Superior Eleitoral fez um pedido ao presidente Michel Temer que acatou a mudança da data de início do Horário de Verão. 

A mudança foi pedida para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos é o Acre, onde as urnas seriam fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Se houvesse horário de verão, o resultado das eleições presidenciais só começariam a ser divulgados após às 20h de Brasília.

As provas acontecerão no dia 4 e 11 de Novembro. O exame deste ano trouxe ainda uma novidade para os estudantes: a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática terá 30 minutos a mais. Assim, no primeiro dia, os alunos farão a prova de Redação, Ciências Humanas e Linguagens em cinco horas e meia. No segundo dia resolverão Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.

HORÁRIO DE VERÃO

A Bahia ficará de fora do Horário de Verão pelo sétimo ano seguido. A última vez que os moradores do estado adiantaram os relógios no verão foi em 2011, após oito anos sem o estado participar do horário de verão.

Em 2012, o governador Jaques Wagner chegou a anunciar que a Bahia entraria no horário de verão, mas a decisão foi cancelada. A justificativa, segundo o governo, foi pela rejeição da população. Uma pesquisa encomendada pelo governo na época apontou que 75% da população baiana se mostrava contrária à adesão ao horário de verão.