O Posto fica em frente ao Parque Infantil.

O prefeito Mário Alexandre assinou a ordem de serviço e a empresa ACR Construtora já iniciou os serviços para conclusão do remanescente da obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família Sara Kubitschek, localizada no Bairro do Malhado, em frente ao Parque Infantil. A Unidade Sara Kubitschek atende toda a população do Parque Infantil, do Malhado e de bairros vizinhos como a Avenida Roberto Santos (Esperança), Alto da Legião, Alto da Soledade e Barra, com atendimentos ambulatoriais diários.

De acordo com o gerente de Engenharia e Fiscalização de Obras, Joelito de Oliveira, da secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), o posto Sarah Kubitschek funcionava, há um tempo, com duas estruturas separadas, baseado em uma legislação antiga, ou seja, um prédio de um lado e outro prédio do outro. Agora, o projeto determinado pelo prefeito comtempla a reforma e ampliação da unidade de saúde.

Ele explica que a obra fará uma construção na área que interliga esses dois prédios, que será transformada em uma recepção. Além disso, serão construídos sanitários para funcionários e para pessoas com deficiências, espaço da farmácia, e a reforma dos prédios, cujos ajustes vão atender às novas exigências do Ministério da Saúde. Ou seja, a quantidade de consultórios, a nova metragem das salas de atendimento, inclusive com toda a acessibilidade, a exemplo de rampas de acesso ao prédio e aos banheiros.

Atenção à Saúde – Segundo informação da gestora dos Programas da Atenção Básica, Cláudia Patrícia, da secretaria municipal de Saúde, no ano passado, os atendimentos da Unidade de Saúde Básica do   Sarah foram transferidos para as dependências do Centro Social Urbano (CSU), juntamente com a equipe, devido ao início da reforma. Apesar da transferência, a gestão municipal manteve o compromisso com toda a população dessa região, com a oferta dos atendimentos e serviços ofertados, de forma integral.

Após a conclusão da reforma e ampliação, além dos serviços básicos já mencionados, como consultas com médico clínico, ginecologista, de enfermagem, teste do pezinho e vacinação, serão disponibilizados também consultas pediátricas, de enfermagem com triagem pré natal, Odontologia e descentralização do Programa de Tuberculose e Hanseníase. Existe ainda a proposta de ampliação do horário de funcionamento até as 22 horas.