Distância total de 780 km.

A tradicional romaria de ciclistas ilheenses com destino a Bom Jesus da Lapa aconteceu novamente, neste domingo, 29 de julho, partindo da Catedral de Ilhéus. Será a trigésima edição da Romaria Ciclística, que ocorre todos os anos desde 1989.

Os ciclistas farão o seguinte percurso:

1º dia – Ilhéus a Ipiaú – 158 km.

2º dia – Ipiaú a Pé de Serra – 125 km.

3º dia – Pé de Serra a Barra da Estiva – 116 km.

4º dia – Barra da Estiva a Rio de Contas – 97 km.

5º dia – Rio de Contas a Tanque Novo – 140 km.

6º dia – Tanque Novo a Bom Jesus da Lapa – 144 km.

Distância total – 780 km

A previsão de chegada em Bom Jesus da Lapa é ao fim da tarde do dia 3 de agosto.

Sairão de Ilhéus cinco ciclistas: Railton, Julio, Carlão, Eduardo e Erica, e no trevo de Uruçuca se juntarão ao grupo José Luzia e Danilo, ambos de Barro Preto (antiga Lomanto Junior). Como não deverá haver carro de apoio, cada ciclista levará sua própria bagagem, o que torna ainda mais desafiador o percurso.

A Cicloromaria Ilhéus – Bom Jesus da Lapa teve início em 1989, quando um ilheense conhecido como Barriga Azul, realizando promessa em favor de uma filha, viajou pela primeira vez, em uma bicicleta sem marchas, com grande coragem e esforço. A criança recuperou a saúde e Barriga Azul faleceu há alguns anos atrás, porém os amigos que viajavam juntos com o pioneiro mantiveram a tradição da viagem de bicicleta, que encanta e atrai até hoje os amantes do ciclismo que, seja qual for sua religião, tem fé em Deus para chegar ao destino.