A temporada interrompida por uma lesão e marcada pelo desempenho sem brilho na Copa do Mundo tirou Neymar do rol de melhores jogadores do mundo, ao menos temporariamente. A Fifa divulgou nesta terça-feira (24) os 10 indicados ao prêmio Fifa The Best e deixou de fora o brasileiro – que chegou a ser terceiro colocado em 2015 e 2017. Atual detentor do título, Cristiano Ronaldo está entre os candidatos e terá como rivais Messi, Modric, Mbappé, Griezmann, Varane, Salah, De Bruyne, Hazard e Kane.

A fifa também divulgou nesta terça-feira (24) as 10 finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Entre as selecionadas está Marta, vencedora do troféu por cinco vezes e indicada em 14 oportunidades. Lieke Martens, que ganhou em 2017, não aparece entre as definidas. Lucy Bronze (Lyon e seleção inglesa), Pernille Harder (Wolfsburg e seleção dinamarquesa), Ada Hegerberg (Lyon e seleção norueguesa), Amandine Henry (Lyon e seleção francesa), Sam Kerr (seleção australiana e Sky Blue), Saki Kumagai (Lyon e seleção japonesa), Dzsenifer Marozsan (seleção alemã e Lyon), Marta (Brasil e Orlando Pride), Megan Rapinoe (Estados Unidos e Seattle Reign) e Wendie Renard (seleção francesa e Lyon) são as escolhidas. Destaque para seis atletas do Lyon, que em maio garantiu seu quinto título da Champions League.

Presente na relação, Marozsan vem enfrentando um problema de saúde delicado. Vencedora da última edição da Champions com o Lyon, a jogadora da seleção alemã tem uma embolia pulmonar e está temporariamente fora dos gramados ainda sem previsão de retorno.

O júri para a definição dos candidatos foi formado por notáveis do mundo do futebol. A brasileira Sissi, um dos ícones da modalidade no país e integrante do Fifa Legends, esteve entre as juradas. Definidas as finalistas, serão abertas agora as votações para definir cada eleito com participação do público (você pode acessar por esse link), dos capitães das seleções, dos treinadores e mais de 200 jornalistas. A festa de gala para anúncio da vencedora está marcada para 24 de setembro. O período de análise de desempenho foi de 7 de agosto de 2017 a 24 de maio de 2018. Com informações do ge.