O Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) elaborou, juntamente com a Controladoria Geral do Município (CGM), representantes do Poder Público e da sociedade civil, uma agenda voltada à construção do Plano de Metas da Gestão 2017-2020. Até o dia 5 de dezembro, o comitê vai realizar duas audiências públicas e oito encontros temáticos, sendo que a primeira audiência acontece nesta quarta-feira, dia 18, na Câmara Municipal, cujo tema será Educação.

Conforme a proposta de agenda, os cidadãos poderão dialogar sobre os indicadores selecionados pela gestão municipal, norteados pelo Programa Cidades Sustentáveis, ao qual o município aderiu em 2017, a partir dos objetivos, metas e ações já definidos no Plano Plurianual 2018-2021.

A agenda prossegue no dia 16 de agosto, cuja tema de debate será Saúde e, no dia 29, também em agosto, com abordagem sobre Desenvolvimento Social. Em setembro, no dia 2, será a vez do tema Cultura, e no dia 26, Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil. Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos e Maramata serão discutidos no dia 10 de outubro; Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte, no dia 24/10. Por fim, no dia 4 de novembro, ás áreas abordadas serão Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais.

População deve participar – As informações da auditora de Transparência e Controle Social, Suzy Leal Rodrigues, foram concedidas durante entrevista ao radialista Erivaldo Vilanova, no Programa O Tabuleiro, da Conquista FM, na manhã desta quarta-feira, 16. Na entrevista, a auditora falou da importância quanto à divulgação desta ação dentro do município, por se tratar de um tema relevante para a vida dos munícipes. “Elaboramos uma programação e estamos buscando fazer uma divulgação maciça do que faremos e tudo que tem a ver com o controle social, no sentido de atrair a nossa população”, explicou.

Ainda segundo Suzy Leal, posteriormente, as atividades do Comitê permanecerão, neste caso, nas etapas de monitoramento e avaliação da gestão, com instalação, composição e votação do regulamento do CEIS. O espaço continua aberto a representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, da sociedade civil, dos conselhos de políticas públicas e da iniciativa privada. Além dos representantes do Poder Público e da sociedade civil, os encontros contam com a participação do controlador geral do município, Alex de Souza; da chefe de Ouvidoria, Ananda Frois Duarte, além dos membros e coordenadores do comitê estratégico Ilhéus Sustentável.