Poucas horas depois de a Secretaria de Saúde transferir nove crianças que estavam internadas pelo SUS do Hospital de Ilhéus para o Hospital Vida Memorial, em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre visitou a nova unidade hospitalar conveniada para atendimento em pediatria de urgência e emergência 24 horas no município.

Às 23h59min do dia 27, encerrou-se o contrato com o Hospital de Ilhéus, que demonstrou desinteresse pela renovação caso não fosse reajustado em mais 100 mil reais o repasse. Com isso, o Vida Memorial passa a ser a nova referência de atendimento infantil conveniado com a Prefeitura. O hospital fica localizado na rua Ramiro de Castro, ao lado do Terminal Urbano de Ilhéus.

Acompanhado do deputado federal Paulo Magalhães; da deputada estadual Ângela Sousa e dos vereadores Makrisi Angeli, Pastor Matos e Ivo Evangelista, o prefeito visitou leitos, conversou com crianças e pais e acompanhou toda a logística do atendimento, desde a recepção à internação.

Vinte leitos do Hospital Vida Memorial estão disponibilizados para o atendimento de urgência e emergência pediátrica. Os pacientes já contam com dois ambulatórios, Raio X, tomografia, exames laboratoriais 24 horas e duas salas equipadas para pequenas intervenções cirúrgicas, de acordo com o diretor-executivo do hospital, Valter Vieira de Oliveira Júnior.

Nícolas, de dois anos, acompanhado pela mãe Milena Oliveira, foi uma das primeiras crianças internadas na nova unidade credenciada. Ele se recupera satisfatoriamente de uma pneumonia. O atendimento dado à criança foi bastante elogiado pela mãe.

O vereador Ivo Evangelista destacou a agilidade da administração municipal em resolver o problema diante da recusa do Hospital de Ilhéus em continuar prestando o serviço. O colega de parlamento, Makrisi Angeli, concordou com ele. “O fato de não causar interrupção na assistência foi muito importante e mostrou o compromisso da administração com um ponto importante que é cuidar da vida das crianças ilheenses”, afirmou.