A Escola Municipal Odete Salma Medauar, localizada no bairro do Malhado, em Ilhéus, foi reinaugurada hoje (7) à tarde pelo prefeito Mário Alexandre, em meio a grande festa preparada por servidores, estudantes e familiares. A solenidade abriu oficialmente os festejos dos 484 anos de fundação e 137 anos de elevação de Ilhéus à categoria de cidade.

A escola atende a 380 alunos e abriga as atividades de 23 profissionais de educação, entre professores, orientadores, supervisores, merendeiras e serviços gerais. A unidade escolar também conta com turma do coensino 4, com crianças especiais, na presença de cuidadores e intérpretes. Com a conclusão da reforma estão sendo beneficiadas 16 turmas nos turnos matutino e vespertino em oito salas de aula e Laboratório de Informática com 11 terminais em funcionamento.

Educação como prioridade – “A educação será sempre prioridade da minha gestão”, destacou o prefeito Mário Alexandre, ao discursar ao lado de diversas autoridades, dentre elas a deputada estadual Ângela Sousa, os vereadores Gil Gomes, Fabrício Nascimento, Jerbson Moraes, Paulo Carqueija e Ivo Evangelista e o representante da Caixa, Alexandre Pinheiro. A Escola Odete Salma ganhou a recuperação do telhado e forro, pinturas interna e externa, revisão das redes elétrica e hidráulica e piso.

“Quando chovia, as crianças não tinham aula e isso dificultava muito as nossas vidas. Agora, com esta reforma, temos uma nova escola praticamente”, comemorou Vanessa Soares Santos, mãe da estudante Yasmin, de 7 anos. ”Gostei muito do resultado”, completou. Aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, Rikelme Lima dos Santos, de 10 anos elogiou o resultado. “Nossa escola é o caminho para o nosso futuro”, reconheceu.

Sentimento de gratidão e orgulho – A diretora da escola, Márcia Almeida Ramos, assegurou que o sentimento de todos é de felicidade e gratidão. “Esta é a primeira vez que a escola é reformada em toda a sua história. Quando assumimos em janeiro de 2017, recebemos a escola em ruínas, com paredes desmoronando. A autoestima tomou conta de professores e alunos. O espaço é muito bom, e, quando ele está limpo e organizado, conseguimos avançar no propósito do ensinar com qualidade”.

Mais 11 serão reformadas – Ainda no calendário alusivo aos aniversário de Ilhéus, no próximo dia 15 o prefeito entrega à população o Anexo da Escola Pinóquio totalmente reformado e, no final do mês, a Escola Sérgio Carneiro, em Olivença. Ainda neste mês, Mário Alexandre assina Ordem de Serviço para recuperação total de mais 11 unidades escolares. Todas estas ações estão sendo realizadas com recursos próprios da Prefeitura.

Entre os secretários municipais estiveram presentes Hermano Fahning (Serviços Públicos), Paulo Sérgio Santos (Indústria e Comércio), Eliane Oliveira (Educação), Átila Dócio (Infraestrutura, Transporte e Trânsito) e Hélio Ricardo de Jesus (Turismo).