O governo do Estado, através da secretaria de Infraestrutura, realiza no próximo dia 30, às 10 horas, audiência pública para debater a a concessão do aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus. O evento será realizado no auditório da Agerba, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Em abril último, o Ministério dos Transportes autorizou ao governo da Bahia a conceder à iniciativa privada o terminal aéreo de Ilhéus, construído na década de 30 e atualmente sob a gestão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O aeroporto ilheense é considerado um dos mais importantes do estado, sendo estratégico para a região cacaueira baiana, com destaque para a atração de turistas e negócios. Atualmente, com os voos regulares, recebe uma média de 700 mil passageiros por ano.

A finalidade da audiência pública é receber críticas e sugestões que vão contribuir para a elaboração do edital de licitação que vai permitir a concessão do terminal à iniciativa privada. As sugestões podem ser encaminhadas até hoje, 25 de maio, pelo e-mail: consultapublica@agerba.ba.gov.br.

Mudança – Para o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, “este novo passo que está sendo dado atende a uma mudança natural que vem ocorrendo em diversos aeroportos brasileiros, em função das dificuldades financeiras da estatal Infraero e o do seu projeto de reestruturação. Com a mudança, além de investimentos técnicos, ampliamos nossa capacidade de gerar novos empregos na área de serviços através de parcerias público-privadas”, destaca o prefeito Mário Alexandre.

Por sua vez, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, salienta que quem ganhar a licitação, além de ampliar o terminal de passageiros, realizar obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto de Ilhéus.