No último sábado, 19, o juiz Gustavo Henrique de Almeida Lyra, titular da Vara do Júri da comarca de Ilhéus, foi surpreendido por meliantes que levaram o seu carro após uma abordagem à mão armada na zona sul da cidade, relembre AQUI. Na tarde desta segunda-feira, 21, a OAB Subseção de Ilhéus emitiu nota de solidariedade e apoio, confira:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, pelos membros da Diretoria da Subseção de Ilhéus/BA, vem a público manifestar sua solidariedade e apoio ao Juiz de direito Dr. Gustavo Henrique Almeida Lira, titular da Vara do Júri e Execuções Penais desta Comarca de Ilhéus/BA, que na tarde do dia 19 de maio deste, foi vítima de assalto, tendo o seu veículo roubado por criminosos, com emprego violência e de arma de fogo, na presença de sua família, na zona sul desta cidade.

É lamentável o grande volume de crimes violentos registrados em Ilhéus e nas cidades vizinhas nos últimos meses. A OAB Repudia, com veemência a prática de qualquer espécie de crime, mas principalmente aqueles cometidos mediante violência ou grave ameaça, contra toda e qualquer cidadão, independente de religião, cor, orientação política, classe social ou cargo.

Contudo, quando um membro do poder judiciário se torna vítima de um assalto, na comarca em que trabalha e reside, à luz do dia, enquanto se deslocava em seu veículo particular, na companhia de sua família, os fatos, por si, refletem o nível alarmante de insegurança que estamos vivendo na cidade de Ilhéus. Mais agravante é o fato de que referido magistrado desempenha o seu trabalho presidindo, de forma exemplar, a Vara do Júri desta Comarca, que detém competência para apuração de crimes dolosos contra vida, pois o referido Juiz (assim como aqueles que exercem atividade policial ou ocupam outro cargo relacionado à Justiça Criminal) sofreu um risco maior do que um cidadão comum.

A Ordem dos Advogados do Brasil, em cumprimento ao seu dever institucional de defender a ordem Jurídica, o estado democrático, a justiça social, não pode se quedar silente diante do referido fato, motivo pelo qual vem à público, manifestar sua preocupação com o crescimento da violência nesta cidade, bem como prestar solidariedade e apoio ao M.M. magistrado, Dr. Gustavo Lira, desejando-lhe que, apesar da gravidade dos fatos, não se permita intimidar nem interromper a trajetória de seriedade, com a qual sempre buscou dirigir os trabalhos na prestação jurisdicional perante a Vara do Júri desta Comarca de Ilhéus/BA.

Ilhéus, 21 de maio de 2018.

Marcos Flávio Rhem da Silva Presidente

Cáthia Régia Teles Nery Vice-presidente

Sanzio Correa Peixoto Secretário-Geral

Celso Vasques R. Portella Filho Secretário Adjunto

Régis Aragão Leite Tesoureiro