A Kombi do Senai vai expor kits didáticos, Impressora 3D e equipamento de realidade virtual.

O projeto desenvolvido pelos estudantes do SENAI-BA que automatizou o funcionamento de equipamentos de uma casa por comando de voz, será apresentado durante a Nave de Inovação Bahia Sustentável – NIBS, evento inovador com palestras, debates, exposição, disputas de games, transmissões ao vivo e oficinas, que acontece de 10 a 12 de maio, no Centro de Convenções de Ilhéus, no Sul do estado. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial levará também ao evento a palestra Educação e tecnologia: Projetos do SENAI que incentivam a inovação, além de uma Kombi onde estarão expostos kits didáticos, Impressora 3D e equipamento de realidade virtual.  

Dentro da tendência do crescimento digital e empreendedorismo criativo e inovador, a Nave de Inovação Bahia Sustentável – NIBS propõe uma conexão com o mundo em várias plataformas, a partir de Ilhéus.  Intituladas de Tecno Talk, as palestras englobam temas sobre a indústria de tecnologia inovação, ciência, internet, informação, desenvolvimento de conteúdo, empreendedorismo e turismo. Dentro do tema e-Commerce, com apoio do Sebrae, os empreendedores aprenderão a como impulsionar o comércio no mercado virtual. 

Já estão confirmados nomes como Júlio Pegna, diretor executivo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que fala sobre ‘As 3 Camadas do e-Commerce’, no dia 10, às 18h; José Almeida, gestor de projetos inovadores em TI e Marketing Digital, que aborda ‘Aumente as Vendas de Seu e-Commerce Através do Marketing Digital’, também no dia 10, às 18h; e Valéria Chaussard, consultora de e-Commerce e Marketing Digital, que ministra a palestra ‘Preparando a sua Loja para a Internet’, no mesmo dia e horário. 

O segmento do turismo ganha uma edição especial do Fórum de Turismo Costa do Cacau que conta com painéis com palestrantes conceituados que abordam diversos temas relativos ao fomento do setor no Litoral Sul da Bahia. 

E a Costa do Cacau será representada pelo Chocotec, um espaço com novidades em inovação e tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate, além de equipamentos e produtos voltados para o agronegócio do cacau e também para pequenos agricultores. 

E como o mote de todo o evento é a tecnologia, a NIBS também conta com o Hackathon + Ilhéus. Nesse espaço, programadores, TIs, desenvolvedores e designers se reunirão para criar aplicativos, softwares, soluções tecnológicas e projetos que facilitem a participação cidadã ou que estimulem a inovação local. A tecnologia também é o norte da exposição Nave Feira de Turismo e Inovação que apresenta produtos do segmento turístico, inovação e de tecnologia.

O esporte vai estar presente através do eSports. Ilhéus vai ganhar pela primeira vez uma competição de games digitais como LoL, RPG, MOBA e DOTA 2. Quem for conferir o evento também vai poder desfrutar do Lounge Interativo, um espaço dedicado aos competidores que querem conhecer gente nova, trocar ideias, descansar ou até mesmo encontrar potenciais patrocinadores para sua startup ou projeto tecnológico.