Diala Magalhães (Vice-Presidente do Conselho Municipal de Ilhéus) e o Deputado Paulo Magalhães. Foto: Reprodução.

Na noite da última quinta-feira, (03), a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, se reuniu com o Deputado Federal Paulo Magalhães, na oportunidade, discutiu sobre o momento vivido na saúde do município e pediu apoio.

Em diálogo com o Deputado, Diala Magalhães fez uma reflexão sobre a saúde do município, especialmente a situação em que vive o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. A Conselheira, falou sobre a importância do serviço, porem, relata as fragilidades vividas no momento, pois o município conta apenas com 01 (uma) ambulância e 2 (duas) motolâncias, o que é insuficiente, pois precisaria de 06 ambulâncias para atender a real necessidade da população. Infelizmente, esta situação vem colocando em risco a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, que dependem do SAMU e isso tem sensibilizado o Conselho de Saúde de Ilhéus, por este motivo, a Vice-Presidente se propôs a buscar apoio do Parlamentar, que ao longo destes anos tem se mostrado parceiro e também preocupado com o Município de Ilhéus.

Em conversa, o Deputado Paulo Magalhães demonstrou bastante sensibilidade com a situação e assegurou apoio irrestrito junto ao Ministério da Saúde para que seja viabilizada a liberação imediata não apenas das ambulâncias, mas também, buscará apoio para outras necessidades do serviço.

O Deputado informou ainda que, diante dos relatos da Conselheira, estará enviando para o Município de Ilhéus apoio no valor de R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais) para investimentos na área da saúde. O direcionamento deste recurso deverá ser amplamente discutido com o Pleno do Conselho Municipal de Saúde para que sejam investidos nas áreas de maior necessidade, especialmente a Atenção Básica e o atendimento a população que vive em sofrimento por conta de pé diabético.

A Conselheira Diala Magalhães informa que, o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus seguirá em frente, atuando intensamente em defesa do direito que a população tem em ser assistida integralmente em suas necessidades. Se é nossa missão/ação acompanhar, propor e deliberar sobre a politica de saúde, então não nos cansaremos de fazer com que tais direitos sejam de fato garantidos.

Finalizando a reunião, o Deputado Paulo Magalhães se colocou á disposição dos munícipes de Ilhéus. Informa Paulo Magalhães que o seu Gabinete estará de portas abertas para receber as demandas vindas do município e dentro das suas possibilidades parlamentar, buscará todo apoio junto ao Governo do Estado e Governo Federal para que a população seja beneficiada. Informa ainda que, visitará o município ainda neste semestre.