WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura ilheus faculdade de ilheus Neste site
janeiro 2018
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

american park



MUTIRÃO SUPERA EXPECTATIVA COM REALIZAÇÃO DE 281 CIRURGIAS EM ILHÉUS

Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC)

As filas de espera para cirurgias de vesícula, hérnia, útero e miomas estão quase zerados no território baiano, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A ação do Mutirão de Cirurgias reduziu as filas para procedimentos eletivos e as transformou em uma fila de resultados, informou o coordenador do mutirão, Deleon Francisco. Só em Ilhéus, foram realizadas 281 cirurgias de hérnia, vesícula, útero e mioma, no Hospital Regional Costa do Cacau, além de 20 mulheres encaminhadas para o Hospital da Mulher, em Salvador, através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para o tratamento da endometriose.

“Essa conjunção de Estado e município vem trazer alívio para usuários do SUS que aguardam há bastante tempo à realização destes procedimentos cirúrgicos. Temos percorrido por todo o território baiano e o que temos presenciado é o resultado de um esforço em conjunto em prol da saúde da nossa população”, pontua o coordenador.

Resultados – Enquanto as primeiras cirurgias eram realizadas, a Central de Regulação da secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus entrou em ação e complementou os exames solicitados, consultas e o que mais fosse necessário para que o paciente estivesse apto à cirurgia. O que resultou no aumento do quantitativo dos procedimentos realizados e mais pessoas beneficiadas. Segundo dados da Sesab, o mutirão atendeu 678 consultas médicas na primeira triagem, o que resultou em 463 cirurgias, das quais, 175 de vesícula, 131 de histerectomia, 96 de hérnia inguinal, 47 de hérnia umbilical e 14 de hérnia epigástrica.

Já na re-triagem, o órgão informou um total de 295 consultas médicas, 175 cirurgias marcadas, e mais 67 de vesícula, 76 de histerectomia, 32 de hérnias e 120 altas médicas, totalizando 281 cirurgias. “Antes o paciente aguardava pelos procedimentos médicos por até quatro anos. Agora, após a realização do Mutirão de Cirurgias, conseguiu resolver tudo em menos de dez dias”, comemora a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira.

O Hospital Regional Costa do Cacau iniciou suas atividades no dia 17 de dezembro de 2017 com o mutirão de cirurgias eletivas para Ilhéus e região cacaueira. Com 225 leitos, o hospital é a maior obra de saúde pública do sul da Bahia nos últimos 35 anos e vai atender as demandas de 70 municípios da região cacaueira. A unidade conta com atendimentos de urgência e emergência e surge como referência em traumatologia, ortopedia de média e alta complexidade, neurologia e neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de cirurgia de urgência.

1 resposta para “MUTIRÃO SUPERA EXPECTATIVA COM REALIZAÇÃO DE 281 CIRURGIAS EM ILHÉUS”

  • andre says:

    Minha mulher fez a cirurgia da retirada do útero e teve infecção interna, agora ela está lá esperando a mais de 2 dias transferência para salvador…. que Deus cuide bem dela.

Deixe seu comentário





dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia