WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coronavirus 155 Neste site
outubro 2017
D S T Q Q S S
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  









JOSÉ NAZAL TEM QUINTA INTENSA DE ENCONTROS NO PRIMEIRO DIA COMO PREFEITO EM EXERCÍCIO DE ILHÉUS

O primeiro dia de trabalho do prefeito em exercício de Ilhéus, José Nazal, foi agitado. E a agenda de hoje (26) liberada por sua assessoria seguirá até à noite, quando ele e alguns secretários municipais participarão de uma reunião com moradores e lideranças do bairro Hernani Sá, na zona sul de Ilhéus. Pela manhã, Nazal despachou com estudantes, vereadores e lideranças da zona rural de Ilhéus. Falou de mobilidade urbana, debateu detalhes do Plano Plurianual encaminhado à Câmara e anunciou apoio às ações do IBGE ao Censo Agro 2017.

No gabinete, o prefeito em exercício se reuniu com vereadores e assessores parlamentares para esclarecer dúvidas a respeito do Plano Plurianual (PPA), encaminhado à Câmara para análise e votação. A partir da percepção mais detalhada do que é o plano, os vereadores, através das comissões temáticas da Câmara, vão promover debates com a sociedade civil organizada.

“Dos 19 vereadores, 12 são detentores de primeiro mandato. Esse debate é importante e esclarecedor para que o Poder Legislativo possa dar sua contribuição ao plano”, afirmou o vereador Makrisi Angeli. Também estiveram presentes os vereadores Paulo Carqueja, Paulo “Meio Quilo”, Pastor Matos, Juarez Barbosa e Gil Gomes. O secretário municipal da Fazenda, Adriano Sales, também participou do encontro.

No campo – Uma outra reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo. À convite de Nazal, técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram com administradores de distritos e povoados de Ilhéus. Na oportunidade foram apresentados detalhes do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país.

O Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

O encontro com administradores das localidades interioranas foi para estimular a participação das lideranças da zona rural no apoio aos 12 recenseadores e seis supervisores que estarão envolvidos com o trabalho em Ilhéus. A proposta, segundo Nazal, é que a partir do conhecimento destas lideranças, a coleta de informações em Ilhéus seja completa e significativa. Além de apontar propriedades e esclarecer condições geográficas de acessibilidade às propriedades rurais, a ideia é de que o município ajude a abrir portas para o pessoal do IBGE, segundo o prefeito em exercício. O IBGE estima que 2.987 propriedade rurais de Ilhéus devam ser visitadas.

Importância – Durante o encontro, Nazal destacou a necessidade de o produtor participar do Censo Agropecuário 2017 e responder corretamente as perguntas dos pesquisadores nas visitas aos estabelecimentos rurais. A veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto da situação da agropecuária. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas.

No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada. O Censo Agropecuário é a principal ferramenta que baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do país. 

A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor não receba a visita do pesquisador, poderá procurar o Centro de Informações do IBGE de sua região e solicitar a presença de um recenseador no estabelecimento. 

Estudantes – Nazal também encontrou espaço na agenda para se reunir com estudantes do oitavo semestre do curso de Engenharia, da Faculdade Madre Thaís (FMT), e conversou sobre questões relacionadas aos projetos de mobilidade urbana que estão sedo executados em Ilhéus. “Passaria horas aqui escutando ele. Encantada com o conhecimento que ele tem da cidade”, reconheceu a estudante Shirley Araújo.

 

 

1 resposta para “JOSÉ NAZAL TEM QUINTA INTENSA DE ENCONTROS NO PRIMEIRO DIA COMO PREFEITO EM EXERCÍCIO DE ILHÉUS”

  • CORREIA says:

    Essas são as chamadas reuniões faz de conta. O vice e meia dúzias de secretários estiveram aqui na Sapetinga em 08/09/20178 ás 20:00h. com a comunidade e liderança comunitária, com promessas que até a presente data, nenhuma dos compromissos assumidos foram compridos. Estamos esperando as promessas de: Recuperação da quadra poliesportiva, podagem e rocagem das áreas verdes etc.. etc.. Como podemos acreditar nesta gestão que nem esses serviços básicos consegue cumprir o que foi acordado com a nossa comunidade.

Deixe seu comentário



dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia