Festa, alegria e muito colorido. Mas, também, um recado para toda a cidade. Neste sábado, alunos da rede municipal de ensino vão participar da caminhada “Ilhéus sem violência é bem melhor”, uma iniciativa que envolve diversos segmentos da segurança pública, organizações sociais e representações da Prefeitura de Ilhéus, a exemplo da Secretaria de Educação (Seduc), Guarda Municipal e Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran). Os alunos irão percorrer as principais ruas do centro divulgando a iniciativa pela paz no trânsito. A Seduc informa que a concentração dos estudantes e professores será às 8 horas, no bairro Cidade Nova, em frente às gerais do estádio Mário Pessoa.

Além da caminhada, que terá o ponto de chegada a praça da Catedral de São Sebastião, haverá a divulgação e premiação dos três primeiros colocados de cada categoria do concurso de redação. Nele, o aluno escreveu sobre as medidas que podem ser implementadas no trânsito de Ilhéus que possam levar a reduções significativas da violência. Os critérios de escolha obedeceram à clareza, originalidade do texto, coesão e coerência.

Em seguida, os participantes e convidados também poderão acompanhar uma exposição pública que estará acontecendo no Foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. Esta ação, encerra oficialmente, as atividades da Semana da Segurança, como informa a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira.

Além das instituições ligadas à Prefeitura de Ilhéus, o projeto tem a participação das unidades operacionais da 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), 2ª Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Esquadrão de Polícia Montada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cacaueira), 2º Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV), Marinha, Polícia Civil, 13° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Defensoria Pública Estadual, Colégio da Polícia Militar e da APPI.