WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Neste site
novembro 2015
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  



MINERADORA AFIRMA QUE BARRAGEM DE REJEITOS É SEGURA E O SUL DA BAHIA NÃO CORRE RISCO

Barragem de rejeito de mineração da Mirabela, localizada entre Ipiaú e Itagibá. Foto: Reprodução/Nossa Itacaré.

Barragem de rejeito de mineração da Mirabela, localizada entre Ipiaú e Itagibá. Foto: Reprodução/Nossa Itacaré.

Na última quarta-feira (27), reproduzimos aqui a fala da ambientalista Socorro Mendonça, diretora do Instituto Nossa Ilhéus, alertando a população da região sobre a classificação de segurança da barragem de rejeitos da mineradora Mirabela, situada entre os municípios de Ipiaú e Itagibá, há cerca de 1 km do rio de Contas, que desemboca em Itacaré. Leia AQUI!

Segundo Socorro, em 2014, o Departamento Nacional de Produção Mineral fez uma análise de risco das barragens de mineração no Brasil, e concluiu que a da Mirabela, está classificada como “C” (risco moderado). Essa foi a mesma classificação recebida pela barragem da Samarco, situada no município de Mariana-MG, e que há três semanas rompeu, causando um dos maiores desastres ambientais do país, e um dos cinco piores de todo o mundo.

Após a denúncia, publicada com exclusividade pelo Ilhéus 24h, e que repercutiu em todo estado, dirigentes da Mirabela estiveram ontem (26) na secretaria estadual de Planejamento (Seplan), onde se reuniram com o vice-governador e secretário da pasta, João Leão, para mostrar estudos e planos de prevenção, manutenção e diagnóstico da sua barragem de rejeitos de mineração, assegurando que “o equipamento atende aos requisitos de segurança”.

Durante a reunião, os representantes da mineradora apresentaram relatórios e estudos com o intuito de tranquilizar o Governo do Estado e a população sobre os supostos riscos de rompimento da barragem de rejeitos.

Os dirigentes da Mirabela asseguraram que “os procedimentos que adotam são eficazes, e que todas as medidas são tomadas para operar com o máximo de segurança”. Ainda na ocasião, eles apresentaram um estudo, mostrando que a metodologia construtiva da Mirabela é diferente da utilizada na barragem do município de Mariana.

1 resposta para “MINERADORA AFIRMA QUE BARRAGEM DE REJEITOS É SEGURA E O SUL DA BAHIA NÃO CORRE RISCO”

  • Devemos aceitar a palavra da Mineradora a respeito da segurança de suas barragens? Essa notícia não me deixa nem um pouco tranquilo. Eles procuram seus aliados no governo do estado da Bahia, apresentam um plano que ninguém viu e a gente tem que acreditar? A questão continua sendo urgente até que a Mirabela venha a público explicar a situação com dados e fatos.

Deixe seu comentário

cristina frey

dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia