Foto: Ascom.

Foto: Ascom.

O Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus, realizou nesta quinta-feira (29) a sua VI Mostra Cultural, que esse ano teve como tema “Cacau: Fruto de Oportunidades”. A presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Professora Carmelita, visitou a mostra cultural, prestigiou as apresentações artísticas, conheceu as novidades dos estandes montados pelos alunos e professores e debateu com os estudantes sobre a história do cacau e do desenvolvimento regional.

Professora Carmelita fez questão de parabenizar os alunos pelas pesquisas realizadas, pela mostra de talentos e pela riqueza de detalhes em cada um dos estantes montados no CPM. Ela também destacou o trabalho dos professores envolvidos no projeto e ainda a escolha de um tema tão importante que é a lavoura cacaueira e sua contribuição para o desenvolvimento de Ilhéus. De acordo com ela, através dessas iniciativas os alunos passam a ter mais oportunidades de pesquisar sobre a sua história, conhecer mais sobre a sua origem e ainda sobre a monocultura responsável por grandes transformações na região.

Durante a mostra foram montados estandes sobre as diversas fases do cultivo do cacau, a transformação dos produtos derivados desse fruto, a imigração e as contribuições para o fortalecimento da lavoura, a cultura regional e as grandes construções durante os tempos áureos do cacau. A abertura do evento foi feita pelos alunos da Fundação Fé e Alegria, que deram um verdadeiro show num musical mostrando toda a saga do cacau. Os alunos do CPM também fizeram apresentações teatrais e musicais contando a historia do cacau no Sul da Bahia.