A secretaria municipal de Saúde (Sesau), com a meta de atingir um público alvo de 42.528 pessoas, continua desenvolvendo ações para intensificar a imunização contra a gripe em Ilhéus. A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de junho, o agentes de vacinação iniciam um trabalho em parceria com o Grupo Velanes, em áreas especificas da cidade. O primeiro local contemplado é o conjunto habitacional Morada dos Bosques e na terça-feira, dia 3, as equipes se deslocam para o Bairro Teotônio Vilela.
Na quarta-feira, dia 4, a operação contempla os moradores do bairro da Barra e na quinta-feira, dia 5, o atendimento se desloca para à localidade de  Nossa Senhora da Vitória. O encerramento das atividades da semana será no Banco da Vitória, na sexta-feira, dia 6. A supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, explica que durante a ação, um carro de som irá circular pelas ruas dos bairros, informando aos cidadãos, principalmente idosos, gestantes, puérperas, até 45 dias pós-parto, além dos trabalhadores em saúde, onde está ocorrendo a imunização.  
Eficácia – A vacina contra a gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada, sendo bastante segura e utilizada em todo o mundo, e não dando reações colaterais graves. Cerca de 15 dias após a dosagem já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção ao cidadão, completando o ciclo após aproximadamente 45 dias. É preciso esclarecer que a vacina não imuniza contra resfriados e outras infecções que também ocorrem durante o inverno e tem sintomatologia semelhante. Além disso, cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda