Loja Buriti em Ilhéus. Foto: Thiago Pereira.

Loja Buriti em Ilhéus. Foto: Thiago Pereira.

As Lojas Buriti – Materiais para Construção foi “Case de Sucesso” no 3º Encontro de Lojistas de Material de Construção – Ecomac Sudeste 2014, que reuniu empresários e especialistas do setor na cidade de Campinas – São Paulo. O evento comemorativo pelos 50 anos de fundação do sistema Anamaco/Fecomac/Acomac – entidades representativas do segmento – foi realizado na última sexta-feira (16), e apresentou, dentre as práticas bem sucedidas, a consolidação do empreendimento Sul Baiano a partir da aplicação de técnicas eficazes na gestão empresarial.
O investimento na profissionalização da gestão como diferencial competitivo nos negócios foi o foco da apresentação das Lojas Buriti em um dos maiores encontros de lojistas do setor de materiais para construção. Localizadas nas cidades Sul baianas, de Itabuna e Ilhéus, os empreendimentos têm o reconhecimento de seus colaboradores, quanto a satisfação com o ambiente de trabalho e a política da empresa. Entre os próprios clientes, o índice é de 94 % que se auto declaram satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados ao consumidor.
Segundo o diretor financeiro da empresa, Luiz Marcel Silva Ribeiro, os resultados são frutos da aplicação de práticas de gestão empresarial nas áreas de gerenciamento de pessoas, no planejamento estratégico e no atendimento aos clientes. Alinhado a isso, tais fatores têm ainda contribuído para o aumento do grau de instrução dos seus colaboradores, que saiu de apenas uma pessoa com nível de especialização em 2011, para o índice de 8 % do pessoal com o título em 2014.
A busca pela excelência na gestão de seus negócios têm garantido as Lojas Buriti o êxito em todas as edições do prêmio: “Primeiras e Melhores”, que destaca o reconhecimento público, como uma das marcas mais lembradas da região. Já no âmbito nacional, a participação da empresa na Ecomac Sudeste representa um passo importante para o posicionamento da empresa no segmento de mercado, que segundo o diretor financeiro, deve-se a sua evolução no desenvolvimento da gestão empresarial.

“A participação no evento foi extremamente importante para o grupo Buriti, pois tivemos a oportunidade de conhecer as práticas de gestões de outros empresários e compartilhar o que vem dando certo na nossa empresa. Isso nós coloca como referência no setor de atuação, o que nós dá uma condição melhor para competir com as grandes empresas de materiais para construção”, declarou Marcel.
Histórico – Há 20 anos atuando como empresa especializada em materiais para construção em Itabuna, e recentemente, em Ilhéus, as Lojas Buriti possuem 4.050 m² de showroom, estacionamento privativo e parte administrativa. São quase oito mil itens à disposição para todas as fases da obra, da construção ao acabamento. Coordenado pelo empresário Luiz Ribeiro, o grupo Buriti tem ainda a maior estrutura logística da região Sul do Estado, com um centro de distribuição de 6.200 m² e uma frota própria com oito caminhões, que realizam entrega a aproximadamente 40 cidades, distantes até 100 quilômetros.
O nome Buriti foi escolhido fazendo referência à palmeira de mesmo nome, pelo fato de apresentar um grande crescimento, possuir raízes fortes, ser resistente a fortes secas e chuvas, além de fornecer frutos o ano inteiro.