encantar
Músicos, regentes, coristas, estudantes e entusiastas de música já podem se inscrever para os workshops gratuitos do Circuito de Aprimoramento Musical, que integra a programação do II Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas. São oferecidas 20 vagas para cada um dos workshops gratuitos: “Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral”, com Acenísia Azevedo, doutora em Fonoaudiologia e cantora,considerada a primeira professora de Canto formada em Fonoaudiologia na Bahia; “Prática de Regência”, com Luiz Moreira, maestro e professor adjunto da Universidade Federal da Bahia; e “Teoria Musical I”, com Antônio Melo, professor de música e maestro de corais de Ilhéus e Itabuna.
O Circuito acontece dias 24 e 25 de maio, das 8h às 17h, no Colégio AFI – Ação Fraternal de Itabuna. Os interessados – preferencialmente pessoas das cidades grapiúnas de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Uruçuca – devem preencher o formulário no link bit.ly/1tCatk3. Podem se inscrever pessoas com idade acima dos 14 anos. Os participantes que realizarem, pelo menos, 75% do curso receberão certificado.
Para garantir a participação no curso, o aluno inscrito deve chegar até às 8h horas do dia 24 no local do workshop, sob pena de perder a vaga para o participante subsequente na lista, seguindo a ordem de inscrição. Para saber mais informações sobre o evento, acesse: www.encantargrapiuna.blospot.com.
Show de corais grapiúnas – “O II Encantar busca estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral, mostrar e conscientizar as comunidades sobre sua importância social, educativa e cultural, e promover o intercâmbio e a reciclagem entre os maestros, regentes, presidentes, coordenadores, professores e coralistas. Busca-se, ainda, possibilitar a formação de redes produtivas de corais e de músicos na região grapiúna”, esclarece o idealizador do projeto, o maestro Antonio Melo que, além do Circuito de Aprimoramento Musical, promove também um show com nove corais.
Além do Circuito de Aprimoramento Musical, o evento promoverá um show com corais grapiúnas. Marcam presença no palco do auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no dia 23 de maio, às 19h, os seguintes corais selecionados pela curadoria especializada: Coral da 7ª Dires (Itabuna), Coral Centro do Viver (Itapitanga), Coral da Unati (Ilhéus), Coral da Santa Casa de Itabuna (Itabuna), Coral dos Servidores da Ceplac (Ilhéus), Coral Clave de Sol (Itabuna), Coral da Uesc (Ilhéus), além de participações especiais do Coral Infantil Vozes do Coração (Itabuna) e  do Coral Crianças Encantos (Ilhéus). O centenário de um dos maiores protagonistas da música brasileira, Dorival Caymmi (1914-2008), será celebrado durante o show. Cenário e repertório proporcionarão um clima de homenagem ao grande compositor que baseou sua obra inspirado pelos hábitos, costumes e tradições do povo baiano.
O ingresso para o show de corais será 01 quilo de alimento não perecível, que será doado para o Centro Espírita Arapary. O II Encantar é apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Música, financiado pelo Fundo de Cultura e tem também apoio da UESC, da AFI e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (COOPEC). O evento é uma realização da Vejo Arte Soluções Culturais.