WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom ponte ilheus shopping jequitiba Neste site
abril 2014
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  





ESSE ANO JÁ PODEMOS DERROTAR JABES NA URNA

GABRIEL NASCIMENTO
Gabriel Nascimento é professor.

Gabriel Nascimento é professor.

A última eleição para a prefeitura de Ilhéus foi realmente complicada. Com uma grande quantidade de votos dados ao candidato do PSOL e votos nulos, Jabes ganhou por uma maioria que não representou de fato a população de Ilhéus. O fato é que foi uma eleição legitimamente democrática, com o entrave de que a quantidade de votos nulos não deu de fato uma vitória ao atual prefeito.
Jabes é o velho que veio fazer renovação do velho envelhecendo o que ainda nem sequer deixou de ser jabista. Carmelita, derrotada pelos votos nulos e pelo candidato do PSOL, Jorge Luiz, não foi derrotada pelo candidato do PP, atual prefeito. Os eleitores de Jabes foram e são pessoas conformadas com uma Ilhéus que vive à sombra de uma cultura cacaueira coronelista que já morreu. Exceção aí são as pessoas que ficaram entre a cruz e a espada e preferiram o grão-coronel e as pessoas da zona rural que historicamente não foram ensinadas a pensar política brasileira. Nem Carmelita perdeu para Jabes, nem Jabes venceu a eleição de fato com a ampla maioria dos ilheenses. Jorge Luiz e os votos nulos têm muito a dizer. O principal que esse fenômeno tem a nos dizer é que a grande quantidade de eleitores que votaram nulo, em Jorge Luiz ou Carmelita continuam insatisfeitos com os desmandos da atual administração Jabes Ribeiro. Mas esse ano podemos derrota-lo na urna.
Cacique do partido progressista, Jabes Ribeiro indicou, junto ao seu partido, quadros para a atual gestão do governo estadual. Ele é líder nato. Tem candidatos a deputado estadual e federal. E derrotar esses candidatos é derrotar Jabes na urna. Os eleitores de Carmelita e Jorge Luiz, bem como aqueles que votaram nulo, têm a oportunidade de derrotar o jabismo na urna. Os candidatos de Jabes são do Partido Progressista, um filhote da ditadura militar. Há quem diga que eles são Mário Negromonte e Mário Negromonte Jr., pai e filho, respectivamente possíveis candidatos à reeleição ao pleito de deputado federal e deputado estadual. É ao lado deles que Jabes promete a passagem de casa em casa, pedindo seu voto. Jabes merece perder esse jogo, perder força dentro de seu partido, perder força de articulação no legislativo. Muita gente até não sabe, mas uma derrota como essa tem peso total nas decisões das legendas sobre investimento em candidatos, apoio para articulações e desmandos, como os que Jabes apronta em Ilhéus atualmente. Trata-se da vontade política – do eleitor. Derrotar os Negromonte é derrotar Jabes. Tem ainda, não menos importante, outro possível grande candidato do seu partido, o magnífico Ronaldo Carletto. Esse candidato a deputado federal. Grande empresário da região sul-baiana, Ronaldo já é deputado estadual e é, para além desse detalhe, acionista majoritário da Rota Transportes. São esses detalhes que enriquecem os candidatos de Jabes, membros de um partido filhote da ditadura militar, ricos e poderosos.
Chegou a hora do eleitor de Ilhéus começar a derrotar o coronelismo jabista e o ano de 2014 pode ser o grande começo

 

6 respostas para “ESSE ANO JÁ PODEMOS DERROTAR JABES NA URNA”

  • Elaine says:

    Meu caro Gabriel por incrivel que pareça Ilheus estaria a mesma bosta que se encontra caso Carmelita tambem ganhasse ,trocaria apenas o sujo pelo mal lavado como se fez na presidência da republica ,digo categoricamente que os politicos fazem faculdade para falcatruar generalizo pois creio eu que nenhum politico tem em sua mente a defesa dos menos favorecidos o favorecimento è em torno do enriquecimento proprio onde somente eles ganham tô cheia de jogar meu voto no lixo apesar de não ter eu votado em JR pois ai teria jogado meu voto era no esgoto ao invès de lixo ,todos fazem parte do clã dos unidos encherei meus cofres e que se danem a população estou farta de politica sem fundamento e ainda mais farta de de propostas infundadas para mim se fizer um pirão de Jabes ,Carmelita ou quem que seja desses ladrões não descera nem com pimenta e olhe que não dispenso uma pimenta ,mais pimenta no c`……..è refresco.

    • Gregorio Dudivier says:

      Pelamor de Deus Elaine, TAMANHA diferença teria se tivéssemos escolhido Carmelita, Jabes já foi experimentado várias vezes e só rendeu os processos não julgados POR ROUBO! Carmelita, há 4 anos de mandato na Câmara, conseguiu cassar um Prefeito, aprovar leis que beneficiaram e valorizaram os professores, revitalizar alguns conselhos e só não fez mais por que era “oposição”. Isso sendo vereadora. Com o poder de FAZER de fato, duvido que estaríamos nessa situação, onde R$ 3 milhoes vem pra fazer asfalto e só 20% é empregado

    • joselito says:

      Responder o essa Elaine escreveu é perder tempo, não fez uma critica fundamentada, nem sabe que dia é hoje, não tem noção de nada, nem sabe a diferença de gato para cachorro, é como ela mesmo falou: é meu ponto de vista, e como falou Frei Betto:” todo Ponto de Vista a vista de um Ponto” e ela nem sabe qual é o ponto de partida e nem de chegada. fala serio.

  • Minha querida Elaine,

    Me parece que você anda desacreditada, compreendo perfeitamente afinal de contas o cenário é por décadas desolador e desmotivador.

    Sendo assim recomendo que você possa então fazer alguma coisa, como por exemplo, se candidatar e passar a fazer parte desse universo político.

    Pessoas como você, com certeza fariam a diferença, sem contar que fazer algo para mudar, é muito melhor do que ficar apenas criticando, choramingando etc.

    E não me venha com aquele velho argumento de que não gosta de política, pois, como diria o grande filósofo grego ARISTÓTELES, “QUEM NÃO GOSTA , VAI SER GOVERNADO POR QUEM GOSTA”.

    Valeu.

  • Estarrecido says:

    Então Gabi, escreveu muito e não disse nada. Pelo visto devemos votar em Josias Gomes e Fátima Nunes, é isso?

  • Elaine says:

    Cada um tem seu ponto de vista Manoel da Silva e Gregorio Dudivier e estou eu sim desacreditada para ter eu uma condição contraria tenho eu que obter provas disto não posso ver eu esse mundo cor de rosas ,qual deliberadamente não encontro eu por mais que procure ,quanto a Aristòles pouco me importa essa frase de baixo efeito vivo de realidade ,uma realidade onde o que me importa è criar meus filhos è suprir suas necessidades de forma justa e honesta onde não vejo minhas panelas cheias com tapinhas nas costas e promessas vazias de vespera de eleição ,sò obtenho tal exito trabalhando duro ,tenho eu por direito estar desacreditada ,assim como respeito a opinião de cada um mais as criticas não me abalaram ,se muitos querem vim a acreditar em Alice no pais das maravilhas quem sou eu pra dizer o contrario ,no final o que realmente se preza è um bom futebol e samba no pè o resto pra quê resto ta tudo maravilhoso .certo?.

Deixe seu comentário



dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia