O objetivo da Semana do Empreendedor é fomentar ainda mais os negócios dos pequenos investidores ilheenses.foto Gidelzo Silva Secom-IlhéusAté a próxima sexta-feira, dia 4, os cerca de cinco mil microempreendedores individuais de Ilhéus contam com uma série de atividades, envolvendo cursos de capacitação, exposições, regulamentação de documentos e demais informações voltadas para o desenvolvimento econômico.   O objetivo da Semana do Empreendedor é fomentar ainda mais os negócios dos pequenos investidores ilheenses. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com a parceria do Banco do Brasil, Faculdade de Ilhéus, Câmara dos Dirigentes Lojistas e CrediBahia.
No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, dia 31, o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá), comentou que a Semana do Empreendedor ocorre em âmbito nacional com a proposta de valorizar e incentivar o microempreendedor individual, estimulando a regularização e promovendo capacitações, com a proposta de impulsionar o desenvolvimento econômico.  “É uma ação que vemos com bons olhos, pois estamos valorizando o pequeno empresário, não deixando de ter olhos para o médio e grande empreendedor”, destaca Carlos Machado.
Para a expositora Berenice Paiva Prati, que trabalha com artesanato e reciclagem, a participação nesses eventos é importante não apenas para a comercialização, mas também pela possiblidade de divulgação do trabalho. “Atuou há mais de 10 anos com artesanato e reciclagem e o que ganho atualmente completa a minha renda familiar. Por isso, divido meu tempo entre a atividade de professora infantil e de microempreendedora”, ressalta Berenice. “Para desenvolver bem as minhas atividades comerciais, segui todos os procedimentos de regulamentação conforme a orientação do Balcão do Empreendedor e participo sempre dos cursos do Sebrae”, atesta a microempreendedora.  
Exposições, atendimentos e capacitação – A Semana do Empreendedor está ocorrendo em dois locais. As exposições e atendimentos são realizados no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, no período das 9 às 18 horas, e os cursos na sede do Sebrae (Praça José Marcelino, 100 – Centro), sempre no período das 14 às 17 horas, todos gratuitos. As inscrições podem ser efetivadas no próprio Sebrae, no teatro, no período das exposições, ou mesmo pelos telefones 3634-4068 e 9974-2263.
 Embora o evento de valorização do microempreendedor ocorra até a sexta-feira, dia 4, o programa de capacitação inclui a promoção de cursos até o próximo mês de maio, conforme o seguinte cronograma: controlar meu dinheiro (quarta-feira, dia 3); vender (quinta-feira, dia 4); empreender (dia 10), oficina de crédito, dia 15, e comprar, dia 24/04. Em maio, os cursos terão inicio no dia 8, com o tema controlar meu dinheiro; no dia 15/05 será promovido uma capacitação em planejamento, dia 22, como vender, e finalizando a programação, no dia 29/05, será promovido o curso controlar meu dinheiro.