SINDICATORepresentantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) e do Sindicato dos Guardas Municipais (Sindguarda), estão realizando constantes reuniões, com a proposta de discutir ações conjuntas para garantir o fechamento do acordo de campanha salarial 2014.
A proposta é que o governo municipal abra o diálogo com os trabalhadores, concedendo o reajuste salarial garantido pela legislação, evitando assim que seja deflagrada uma greve geral no município, como ocorreu no ano passado.
Em 2013 os trabalhadores de todas as categorias de servidores municipais ficaram cerca de 80 dias em greve, na busca de um acordo. Como o governo municipal não apresentou uma proposta concreta de reposição salarial, os trabalhadores decidiram protocolar as ações na Justiça do Trabalho, para reivindicar seus direitos. As audiências estão sendo realizadas e a sentença deverá ser publicada nos próximos dias.
Nas ações judiciais movidas pelos sindicatos referentes à campanha salarial de 2013, os trabalhadores reivindicam a reposição anual de 6,5 % para todas as categorias, e 7,97% para os professores, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos abertos para o diálogo para evitar que uma nova greve seja deflagrada, o que por certo trará prejuízos para todos. Mas não vamos abrir mão dos nossos direitos”, reafirmaram os líderes sindicais.