WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura de ilheus ponte pontal ilheus Neste site
março 2014
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  



ESTUDANTE DE DIREITO CONVOCA A “MARCHA DA FAMÍLIA” EM ILHÉUS

EDITORIAL | andrei@ilheus24h.com.br
O cartaz oficial da marcha fala por si só. Ao lado, o culto do rapaz à jornalista do SBT.

O cartaz oficial da marcha fala por si só. Ao lado, o culto do rapaz à jornalista do SBT.

Este blog prepara uma cobertura extraordinária para o maior evento de rua das últimas décadas em Ilhéus. Não, não é o carnaval quem está de volta à cidade, mas um pesadelo que alguns desavisados querem fazer retornar aos dias atuais.
Se trata da “Marcha da Família com Deus Pela Liberdade”, que completou 50 anos no último dia 19 e serviu como um verniz de legitimidade ao golpe militar de 1964. O mega evento está marcado para acontecer em Ilhéus, no próximo dia 22, sábado, às 15h, com saída da 18ª Circunscrição Militar, na Rua Rotary, Centro da cidade.
Pra quem tem pouco tempo de vida, como este redator que vos escreve, explico: a marcha foi puxada por esposas de políticos e cidadãos de classe média. Por trás do movimento, setores do empresariado, partidos de oposição, a Igreja e até a CIA arquitetavam tudo, temendo um golpe comunista no Brasil e os avanços em setores sociais. Avanços esses, como a retomada da reforma agrária, tocados pelo então presidente João Goulart. 
Jango, como todos sabem, foi deposto poucos dias depois da marcha, quando iniciava, em 1 de abril de 1964, os 20 anos de ditadura militar no Brasil.
Segundo o pesquisador Luiz Antonio Dias, chefe do Departamento de História da PUC-SP, em entrevista ao Globo, a marcha de 50 anos atrás reuniu 100 mil pessoas pelas ruas de São Paulo e não representava a vontade da maioria dos brasileiros. À época, pesquisas indicavam que 50% da população era favorável ao governo de Jango, contra 30% que o rejeitava.
Cinquenta anos depois, o temor é o mesmo. Longe de oferecer o risco de um golpe comunista, a presidente Dilma Rousseff representa, ainda, o que há de mais avançado no espectro político, principalmente quando se trata de permitir aos mais vulneráveis ocupar melhor espaço na sociedade. E isso assusta muito a elite brasileira.
O cenário passa a ser mais ridículo quando se trata de uma cidade que se tornou significativa por ter passado glorioso dominado por coronéis de cacau de um lado e trabalhadores semi-escravizados colhendo o fruto no pé de outro.
Voltando de vez à nossa pequena realidade, em Ilhéus, a marcha da família [rica] é convocada por um estudante de Direito de uma faculdade particular. Para estudar, o rapaz, de 21 anos, desembolsa cerca de 750 reais de mensalidade. Dinheiro não é problema.
No facebook, dissemina elogios à jornalista Rachel Sherazade, aquela que pediu, em rede nacional de TV, por mais negros amarrados em postes e disse compreender quando isso acontecia. Com a mesma intensidade que ama a jornalista, o puxador da marcha odeia, detesta, tem pavor da presidente Dilma Rousseff.
Em release enviado ao ILHÉUS 24H, o rapaz afirma que a marcha é para “reforçar os valores familiares e demonstrar a insatisfação com as politicas públicas nos âmbitos econômico e social. O governo do PT está destruindo o modelo de família, com o nefasto objetivo de deter o controle sobre uma grande massa de jovens, para a sua perpetuação no poder” encerra. Sobre esse assunto, recomendamos ao estudante ler artigo que fala da redução da pobreza no País nos últimos anos. É só clicar aqui.
Para não restar dúvida do posicionamento político do puxador da marcha, na própria rede social, o jovem estudante de direito de universidade particular se declara de “extrema direita”.
Aí perguntam “é errado ser de direita ou de extrema direita”? E respondemos: Jamais. No entanto, os vinte anos de ditadura nos mostraram que errado é defender seu retorno, cultuar ‘Sherazades’ e pregar o ódio contra a líder da nação só por ela tentar (tentar!) incrementar medidas de avanço social que tanto ameaçam (será?) a redoma de vidro em que vive nossa elite de mente tacanha.
O ato, segundo o estudante de faculdade particular, tem o apoio da PM e do dentista Eduardo Rocha, ex-candidato a vereador e ex-ocupante de cargo comissionado na prefeitura de Ilhéus. 
Ratificamos: a marcha, em Ilhéus, é facilmente compreendida, mas, esperamos, deve ser pouco aceita. Cidade acostumada com coronéis jamais aceitaria presenciar a ascensão social proporcionada por Lula e Dilma.
Então, que sejam convocadas marchas, não pelo ódio ao avanço social ou a quem o proporciona, mas para que se garantam mais direitos amplos, como o à educação. Quem sabe assim, o estudante de faculdade particular possa ser aprovado numa universidade pública sem precisar pagar a exorbitante mensalidade.

36 respostas para “ESTUDANTE DE DIREITO CONVOCA A “MARCHA DA FAMÍLIA” EM ILHÉUS”

  • Gabriel says:

    Belíssimo editorial

  • Jorge says:

    Quanto sensacionalismo para um post só.

    As vezes esqueço que hoje em dia ou você é esquerdista e apoia tudo que lhe for imposto pela esquerda, ou então você está errado.

  • Luciene says:

    Aí perguntam “é errado ser de direita ou de extrema direita”? E respondemos: Jamais. No entanto, os vinte anos de ditadura nos mostraram que errado é defender seu retorno, cultuar ‘Sherazades’. Acho que o colega Jorge não leu até o fim o texto, a questão colocada não é posições políticas, porém relembrar o que de fato significou para a história desse país a tal marcha da família de 50 anos atrás, e o crescente discurso fascista de setores da sociedade.

  • Flávio says:

    Ponto 1
    A matéria, passou a ser ridícula ao falar de como o jovem gasta o seu rico dinheiro. O dinheiro é dele, ele gasta como quiser… o dono do blog tem dor de cotovelo por viver de merreca de anúncios e o jabázinho de quem baba o ovo? rsrs

    Ponto 2
    Outro ponto esdrúxulo, um rico não pode lutar pelo pobre? Nessa acepção, uma pessoa saudável não pode entrar em uma luta contra o câncer… (Oi?)

    Ponto 3
    Conheço inúmeras pessoa que adentraram o campus de uma faculdade particular, sem ao menos tentar uma pública. Para muitos, é uma opção pagar para ter um ambiente docente com estrutura confortável, privada. Da mesma forma que para uns é a segunda opção.

    Ponto 4
    600 reais “exorbitante mensalidade” kkkkkk paro por aqui. Sensacionalismo mandou lembranças… rsrs

    Ao fim, compartilho um vídeo brilhante do professor Dorival Filho sobre o PT… e o que se diz da direita.

    http://youtu.be/koRbO06r0wc

    • joselito says:

      veja quem Flavio tem como referencia, Dorival filho, uma cara da extrema direita que fica alienando os jovens das escolas aonde ele trabalha. um cara que sempre defendeu os setores mais imundos do nosso país, uma pessoa que não reconhece as conquistas do povo brasileiro. esse vídeo ele não mostra uma fonte de suas informações. esse Flavio deve ser mais recalcado que não admite viver ao lado dos pobres que avançaram e estão avançando na vida.

    • João says:

      Essa pessoa acha ter elaborado um belo raciocínio só porque enumerou uma série de argumentos …fraquinhos por sinal!

  • Carlos Cesar says:

    Com certeza vou engrossar o movimento, eu e meus familiares, para tanto solicito verificar a data do movimento, pois a postagem diz: ” dia 22 domingo” porem dia 22 é no sábado.

    • João says:

      quem tem saudade da Ditadura e defende o seu retorno com certeza não sofreu as torturas e perseguições realizadas por militares a pretexto de estar defendendo o País… a impressão q tenho é q essas pessoas na verdade tinham vida boa nessa época…. e por isso querem a volta da ditadura. Absurdo!!!

  • Roger Loureiro says:

    Parei de ler nesse trecho: “No facebook, dissemina elogios à jornalista Rachel Sherazade, aquela que pediu, em rede nacional de TV, por mais negros amarrados em postes e disse compreender quando isso acontecia. Com a mesma intensidade que ama a jornalista, o puxador da marcha odeia, detesta, tem pavor da presidente Dilma Rousseff.”

    Sensacionalismo puro, esse blog está mudando? Não sou fã da Rachel, acho que ela é apenas uma jornalista que expressa sua opinião. Ela nunca disse que deveria amarrar mais negros em postes, disse que a atitude dos populares em amarrarem CRIMINOSOS em postes é até compreensível, por conta de tantos descasos no nosso país.

    Se o cara gasta 750, 200, 100, 1 Milhão de reais ou até 10 centavos com a sua mensalidade de faculdade, isso é problema dele! Não tenho condições de pagar uma faculdade particular para mim, então nem podem dizer que tenho as mesmas condições que ele para falar isso.

    Repito, sensacionalismo imundo que jamais tinha visto aqui, post infeliz e deixarei de entrar nesse blog.

  • Anna says:

    Que matéria ridicula, falar que ele (o estudante ) paga 750 reais de faculdade, e que dinheiro não é problema???? como assim??? vamos melhorar hem ???sinceramente desnecessário.

    • João says:

      Parabéns pela Matéria… tema atual e bem redigida! nunca mais a Ditadura… muito me admira um estudante de Direito invocar um marcha a favor da Ditadura… quantos advogados foram torturados nessa época!!! se quiser quantos colegas advogados foram torturados em apenas uma prisão clica aqui …oglobo.globo.com/infograficos/casatortura/ …quem não conhece sua própria história corre o risco de cometer os mesmos erros cometidos no passado!!!

  • Geraldo Fraga says:

    Ponto 1 – A matéria não é ridícula. Só não é aceita pela medíocre classe média que não suporta ver o filho da empregada estudar o mesmo curso, na mesma faculdade que seu pimpolho.
    Ponto 2 – Claro que pode sim. Mas aponte um que o faça interessado mesmo no bem estar de classes menos favorecidas, que eu aponto uns mil querendo trucidá-lo.
    Ponto 3 – Isso tem mesmo. Principalmente aqueles que jamais passariam numa UESC ou UFBA e só restam as particulares.
    Ponto 4 – Só não é exorbitante para quem pode pagar. Mas tem quem possa e concorda que o valor é exagerado. Dorival Filho? Quem? Tão brilhante que nunca ouvi falar.
    Vídeos? Poxa, leia livros como “A Privataria Tucana” que é bem interessante. O que mata vocês classe média, é que vocês querem ser ricos e esse ódio destemperado contra a Presidenta é por ver as classes menos afortunadas indo às compras e invadindo espaços que antes eram seus. O choro é livre.

    • Anna says:

      bom não sou classe média sempre estudei em escola pública e mesmo assim acho totalmente desnecessario uma reportagem que usa esse fato. só porque ele estuda em faculdade particular ele tem dinheiro de sobra??? realmente isso é totalmente desnecessario , muitas pessoas estudam em faculdade particular e trabalham para pagarem seus estudos, não se pode fazer de uma minoria um todo, ficando assim generalizado, e não se pode subestimar uma pessoa que estuda em uma faculdade particular só porque ela não estuda na UESC ,UFBA não quer dizer nada, o fato da pessoa estar estudando diz muito mais. estudar é sempre bom em qualquer instituição.

  • Juliana says:

    Você não parou para pensar que o estudante paga essa exorbitante quantia para estudar porque o país não proporciona educação superior a todos??????? Fazer esse textinho para defender a presidenta e sua corja é muito podre, falta do que fazer, e apenas li por no momento justamente por estar sem fazer nada!!!! Tudo bem criticar a tendência contida nesse ato em levar o Brasil à ditadura novamente, mas a maioria de seus próprios argumentos vão de encontro ao atual governo, só você, como todo petista não se atentou. Outra coisa, quem estuda em universidade particular não é necessariamente rico ok? Existem atualmente os programas “taba buracos” do governo, como o fies e o prouni que permitem que pessoas sem alta renda cursem ensino superior particular.Sem levar em conta, aqueles que se desdobram para conseguir pagar, que com você concordo, a exorbitante quantia de média de 750 reais.ACORDAAAAAAAAAAAAAAAA

    • joselito says:

      Juliana a questão aqui não é sobre quanto é a mensalidade de uma universidade e sim a organização de um golpe dentro do sistema democrático. e agora para deixar você com mais informações: o Ensino Superior Publico brasileiro sempre foi de boa qualidade, não é atoa que era lá que antes só estudavam os ricos.

      • Geraldo Fraga says:

        Agora os riquinhos são contra o FIES e o PROUNI. Por que eles existem? Igualdade de direitos. Se os governos anteriores se preocupassem em criar universidades, inclusive o do nefasto PSDB, talvez o PROUNI não fosse necessário.

      • Juliana says:

        pareceu mais questionar o preço da mensalidade. e em nenhum momento disse que o ensino superior público fosse ruim, apenas é inacessível a uma grande maioria.

        • Juliana says:

          querer tirar o foco da notícia é o que mais gostam de fazer os que são a favor do governo. Na verdade, esse texto parece mais ser contra a pessoa do estudante do que na realidade contra o movimento em si.Hoje em dia qualquer um pode se intitular jornalista. Lamentável….

          • Juliana says:

            Sim Geraldo Fraga, cadê o governo maravilhoso agora para criar as universidades e proporcionar uma educação básica decente? Cadê???? querem mais é iludir o povo com Prouni e fies…E você me conhece por acaso para me intitular de “riquinho”??? Vai abrir os olhos e se tratar dessa doença chamada “mal de PT”

  • Pedro says:

    Tão ridículo quanto o pensamento deste aluno foi esse texto. Perdeu ótima chance de apenas dizer o que acontecia, do que expressar sua opinião e cagar pelos dedos.

  • C Silva says:

    Parabéns ao Ilhéus24h. Apresenta o debate sobre essa “marcha” com deve ser feito. Não uma questão de esquerda ou direita, mas de um monte (ou um pouquinho) de recalcados que não aceitam os avanços que o país está vivendo e não conseguem convencer o povo disso. Aí, pra eles, só com golpe. Esquerda ou direita, vamos disputar no voto. Marchadeiras e marchadeiros, em outubro tem eleições, candidatem-se e disputem no voto. Mas infelizmente pra vocês o povo não cai mais nessa e Dilma continua muito à frente nas pesquisas. Estou ansioso pra ver a cobertura do “evento” pra saber quantos gatos pingados participarão.

  • White bloc says:

    Quem garante que ele não é bolsista? Vc sabe da real situação econômica dele?

  • White bloc says:

    O senhor mesmo não falou que filhos de empregada estão no mesmo patamar? Sinceramente…

  • Eduardo says:

    Matéria simplesmente ridícula,sensacionalista e feita por um petista!

    “Dilma Rousseff representa, ainda, o que há de mais avançado no espectro político”

    Mais avançado?kkkkkkkkkk passou longe parceiro Dilma só faz regredir nossa sociedade,puxando para o lado comunista sempre oferecendo dinheiro,porto e emprego para cubanos

    “Quem sabe assim, o estudante de faculdade particular possa ser aprovado numa universidade pública sem precisar pagar a exorbitante mensalidade”

    Primeiro quem é vc pra desmerecer uma faculdade particular?? procure os índices de aprovação da OAB desta faculdade particular,desmerecendo uma faculdade particular meu caro? sem nem conhecer afinco tal faculdade?

  • Adeilton Souza says:

    Não vejo sensacionalismo no texto do blog. O que o texto discreve é o engodo da Marcha que, assim como em 64, esconde suas verdadeiras intensões. Mais, o convocador da tal marcha usa o subterfugio do nome de Deus para tentar atrair os desavisados. Por que o dito estudante de direito não expõem suas verdadeiras bandeiras: CONTRA O PROUNI, CONTRA AS COTAS EM UNIVERSIDADES, CONTRA O MAIS MÉDICO, CONTRA A GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE, CONTRA DESTINAÇÃO DAS VERBAS DO PRE-SAL PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO, CONTRA OS DIREITOS TRABALHISTAS DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS?
    Em relação a Dorival Filho, posso afirmar que quando estudante universitário era um social -democrata de luta, mas se decepcionou com as merdas do PSDB no Governo FHC e assumiu a extremadireita de vez!
    Pergunte a um colega deste dito estudante, se já o viu bradar e mobilizar para melhorar a vida estudantil sua e de seus colegas de facu? Só a partir daí este pseudo estudante “engajado” em luta por melhoria merecerá algum crédito!

    • Paulo Neves says:

      Os programas sociais são importantes quando bem aplicados e que não tenham como objetivo desenvolver o país, mas este governo cleptomaníaco medíocre e incompetente só quer com isto manipular a ignorância dos pobres e comprar votos. Também me surpreende um esquerdista criticar a falta de empenho de alguém de centro ou direita em um centro acadêmico, pois eles na Universidade querem somente fazer política partidária, usam camisa do assassino Che Guevara, defendem as ditaduras de Cuba e Venezuela, demoram no mínimo duas ou três vezes mais de tempo para concluir o curso, recebem verbas de partidos e políticos de esquerda, adoram semear mentiras e luta de classes e raças, adoram puxar um baseado (o que é irrelevante, mas faz parte do perfil) e adoram vários itens ou fenômenos “burgueses” como Facebook, Smartphones e festas Chic.

  • Alencar says:

    Marx disse certa vez que, a vida era uma constante luta de classes. Ele só esqueceu de mencionar que, por tráz dos discursos ideológicos da direita e da esquerda haviam manipuladores manobrando as massas. Penso eu que, não importa a tendência da força dominante de uma nação, no fim é tudo a mesma “merda”. Peço perdão pelo uso desta expressão esdrúxula, más ela é bem aplicada aquí. E finalmente, seja aristocrata almofadinha ou barbudo revolucionário da no mesmo, todos se fodem do mesmo jeito. Perdão mais uma vez…

  • Joao says:

    Sinceramente mais ridiculo que o rapaz so essa materia tendenciosa.

  • Mesaque says:

    O seu discurso tbm não é um neutro. Logo, de nada adianta, pois tbm não tem moral pra falar do rapaz. Na minha humilde opinião, a mídia não deve ser utilizada como veículo para disseminar um pensamento jurídico-político, mas sim, informar ao cidadão com neutralidade. O que não se vê no presente caso, nem de longe. Acho que não terá coragem de liberar o comentário, pois na minha opinião seu pensamento é partidário, logo, viciado e pra mim sem credibilidade alguma.

    • Juliana says:

      Brilhante em seu comentário Mesaque.Hoje em dia qualquer um pode se dizer jornalista e sair escrevendo sem nenhuma reflexão.Por isso que o país se encontra nesse caos.

  • Luciene says:

    A região esta de parabéns, nunca avistei tantos reacinhas juntos,e o pior ainda desavisados, todos reproduzindo os mesmos discursos. Tão vazios que esqueceram de discutir o que o texto propõe, o discurso que esta por trás da “marcha” o que de fato isso representa. Falar em comunismo nessas alturas da história, francamente…

  • Paulo Neves says:

    Ainda bem que esse site de notícias da cidade deve ser o pior em número de visitantes, pois ele faz por merecer. Quer criticar o rapaz até por ele frequentar uma faculdade e pagar? Melhor do que usar dinheiros de todos para frequentar a mesma seu esquerdopata retrógrado, preconceituoso e defensor de partido político cleptomaníaco e incompetente

  • João says:

    Fico espantado como uma pessoa que diz estudar direito defende a volta de coisas como essas: A técnica

    “É um estudo de anatomia. Todo mundo que mergulha na água, fica na água, quando morre tende a subir. Incha e enche de gás. Então, de qualquer maneira, você tem que abrir a barriga, quer queira, quer não. É o primeiro princípio. Depois, o resto, é mais fácil. Vai inteiro. Eu gosto de decapitar, mas é bandido aqui (Baixada).”

    Rubens Paiva

    “Rubens Paiva, calculo, morreu por erro. Os caras exageravam naquilo que faziam, sem necessidade. Ficavam satisfeitos e sorridentes ao tirar sangue e dar porrada. Isso aconteceu com Rubens Paiva. Deram tanta porrada nele que, quando foram ver, já estava morto. Ai ficou o abacaxi, o que fazer? Se faz o que com o morto? Se enterra e se conta este negócio do sequestro. Só que o cara, primeiro, enterrou na estrada que vai para o Alto da Boa Vista. Aí, estavam fazendo a beirada da estrada, cimentando, e o cara viu que eles iam passar por cima do corpo. Foi lá e tirou.”

  • João says:

    Sobre a pratica da Tortura durante a Ditadura Militar no Brasil: todas as ações aparentemente extrarregulamentares praticadas nesses centros clandestinos indicam, a partir do depoimento, traços de autonomia, mas também de prestígio e reconhecimento junto aos superiores, em especial, o comandante e o ministro do Exército que sabiam e davam as ordens de tudo. Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/so-interessava-paulo-malhaes-falar-do-metodo-que-usou-na-casa-da-morte-diz-advogada-de-comissao-11940712

  • Indagador says:

    Este post é sério ou foi uma brincadeira de mau gosto? Consegui ler todo o texto, mas superando náusea, dor de barriga e a iminência de uma convulsão.

    É bom que você tome vergonha na cara, meu caro “escritor”. Seu texto mostra com clareza o posicionamento típico de um esquerdopata, marcado pela desonestidade, ignorância e inveja. Se você pretende trabalhar como um difundidor de informações, é bom ter o mínimo de ética, não? Ah, é mesmo, ética não faz parte do conjunto de características de um esquerdista alienado.

    Sinceramente, espero que sua mente imatura e imoral se desenvolva positivamente.

    Apenas gostaria de deixar claro que não tenho uma posição firme em relação a essa marcha. Sou agnóstico, portanto minha simpatia pela marcha já, obviamente, não é das maiores, rsrs. Estou longe de ser um super conservador, mas sei que a libertinagem leva qualquer sociedade a uma crise seríssima de valores e, consequentemente, ao caos.

    Sei que a ditadura militar teve seus defeitos, assim como nossa “democracia” está repleta deles. Sei também que, durante a ditadura, pelo menos as crianças e adolescentes aprendiam sobre política e valores morais nas escolas, o que não ocorre hoje. Se tudo continuar como está, as próximas gerações serão um atraso gigantesco para o país, pois o plano de incapacitação intelectual da sociedade brasileira está correndo a todo vapor.

Deixe seu comentário



dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia