Deputado Federal Geraldo Simões

Deputado Federal Geraldo Simões.

O deputado federal Geraldo Simões registrou na tribuna do Congresso Nacional os 57 anos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, que estão sendo comemorados hoje (20). O deputado não fez apenas um pronunciamento formal, “Quero comemorar a instituição da qual sou integrante e dedico grande parte de minha vida, pois nela atuo desde 1977, há 37.anos. Foi nela que travei grandes batalhas políticas nas épocas tristemente lembradas do governo militar. Fui perseguido, fui demitido, mas voltei à instituição e nela continuei minha vida profissional e militância. Sempre o papel da instituição superou o caráter utilitário imediato que os grupos vinculados ao poder ditatorial quiseram impor-lhe”.
Para Simões, “os técnicos e funcionários da CEPLAC souberam priorizar sua vocação profissional e a instituição não só sobreviveu como seguiu prestando um relevante serviço para o desenvolvimento da cultura cacaueira e a agricultura brasileira”. A CEPLAC foi criada em 20 de fevereiro de 1957 com o objetivo de apoiar a cacauicultura com pesquisa, extensão rural e apoio técnico agrícola. Sua atividade aumentou a produtividade e criou as condições para a criação de milhares de empregos diretos nos seis estados do Brasil onde atua: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Geraldo Simões destacou ainda que “mais recentemente a Ceplac tem tido uma atuação destacada no PAC do CACAU, como foram chamadas as diversas providências para a renegociação da dívida dos produtores de cacau e as medidas para agregação de valor na produção agrícola, particularmente em nossa região do Sul da Bahia”.
PARCERIA – Com a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, serão desenvolvidas diversas parcerias com a CEPLAC em pesquisa, tecnologia agrícola, com implantação de cursos de pós-graduação, inclusive nas dependências da instituição, potencializando o alcance do apoio às atividades agrícolas”  Essas ações seguramente terão reflexos positivos na produtividade regional e na agregação de valor, o que trará maior desenvolvimento e melhoria na condição de vida da população”, ressaltou.
“Parabéns a todos os funcionários da CEPLAC e que eles recebam o reconhecimento público e das autoridades pelo importante papel que desempenham no desenvolvimento da região, dos estados onde está sediada a CEPLAC e de nosso Brasil”, finalizou Geraldo Simões.