Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg e estar alimentado.

Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg e estar alimentado.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna (SCMI) lança nesta sexta-feira (21) uma campanha em parceria com instituições, com o objetivo de atrair doadores para reforçar o estoque de sangue para o período do Carnaval e também pós-festejos, quando aumenta a demanda principalmente por transfusões.

A Campanha também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, através das Secretarias de Trânsito e Saúde. “Será disponibilizado um ônibus nesta sexta e sábado, dias 21 e 22, para que faça o transporte de doadores até o Banco de Sangue”, informou Rosildo Ribeiro, captador de doadores da SCMI.

Nesta sexta-feira contarão com o transporte os moradores dos bairros Lomanto, São Caetano e Santo Antônio, com saída das sedes da Igreja Universal do Reino de Deus. Já no sábado, será feito o transporte da Avenida do Cinquentenário e bairro de Fátima. “A expectativa é de que cerca de 300 bolsas de sangue sejam coletadas durante a Campanha”, informou Rosildo Ribeiro, ressaltando a necessidade de doadores principalmente dos tipos O e A fator RH Negativo.

Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), ter mais de 50kg e estar alimentado. É importante não ingerir alimentos gordurosos. Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, e homens a cada 60 dias. O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira das 7h às 17horas e aos sábados das 7 às 13 horas.