WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Neste site
janeiro 2014
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  



MAIS DE 10 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS NA BAHIA

CursosTecnicosSEDU
O aumento de possibilidades de entrar no ensino superior nos últimos anos não reduziu a oferta de empregos técnicos no país. Esses profissionais vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Estudo realizado pelo Senai, no ano passado, revelou que 72% dos ex-alunos dos cursos técnicos conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos. Para aqueles que estão dispostos a encarar esse desafio, a Secretaria da Educação (SEC) abriu 10.610 vagas para 46 cursos técnicos de nível médio gratuitos na Rede Estadual de Educação Profissional.
A diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional, a professora Martha Rocha, informa que as oportunidades estão distribuídas em 55 municípios baianos, para o primeiro e segundo semestres de 2014.
Em Salvador serão oferecidas 1.545 vagas para 18 cursos, incluindo técnico em enfermagem, logística,  administração e contabilidade, Feira de Santana terá 455 vagas, Camaçari (385), Dias D’Ávila (175) e Candeias (140).
Para se candidatar, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio de forma gratuita. Os interessados têm até dia 22 para realizar a inscrição. No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Estadual de Educação Profissional ele quer estudar e em que horário.
De acordo com Martha, os cursos têm duração de dois anos. Segundo ela, a escolha dos cursos é feita com base em estudos de desenvolvimento local e regional, leva em consideração, por exemplo, a demanda de mercado.
Sorteio  – A professora explica ainda que todos os inscritos são submetidos a um sorteio eletrônico, previsto para acontecer em 4 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira. Os candidatos contemplados para os cursos de Produção Cultural e Design passarão ainda por um teste de habilidade específica.
Os beneficiados deverão realizar a matrícula entre 25 de fevereiro e 7 de março. “A mesma deverá ser realizada na mesma escola para onde o candidato se inscreveu”, informa. De acordo com o calendário letivo da SEC, o início das aulas do primeiro semestre está previsto para  o dia 10 de março. 
O técnico em eletroeletrônica Gutemberg Ferreira Santos, 34 anos, se inscreveu e concluiu o curso técnico oferecido pela SEC. Incentivado pela esposa, ele viu a sua vida mudar, para melhor, em apenas dois anos. Ele conta que, na época, trabalhava como frentista e ganhava cerca de R$ 700. Hoje, ele atua com suporte e vendas técnicas da multinacional GSN e ganha praticamente o dobro.

3 respostas para “MAIS DE 10 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS NA BAHIA”

Deixe seu comentário

cristina frey

dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia