WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
ilheus brindes
dezembro 2013
D S T Q Q S S
« nov   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  



GOLPE CONTRA ESTUDANTES EM ILHÉUS

Cartaz da ANE convocando alunos para caírem no golpe.

Cartaz da ANE convocando alunos para caírem no golpe.

Segundo informações chegadas à nossa redação, uma tal de Associação Nacional de Estudantes (ANE), estaria emitindo carteirinhas estudantis em Ilhéus sem autorização da secretaria estadual de Educação.
A entidade fraudulenta apresenta, segundo nos informaram, um decreto municipal de 2000, da antiga gestão do prefeito Jabes Ribeiro. Só que, vale ressaltar, quem regulamenta tal serviço é o estado.
Alguns estabelecimentos locais, a exemplo do Mar Aberto, Cine Santa Clara e Teatro Popular, já acordaram para o golpe e não estão mais aceitando a carteirinha da ANE.

6 respostas para “GOLPE CONTRA ESTUDANTES EM ILHÉUS”

  • Jefersson Oliveira says:

    Olá, boa tarde!

    Sou estudante de Administração da Faculdade de Ilhéus e no mês de maio deste ano procurei um rapaz chamado Jorge Anderson o qual me informaram ser o responsável pela confecção de carteirinhas estudantis. Liguei para o numero 9196-5470 onde ele mesmo atendeu e me indicou ir numa sede la na Rua Jorge Amado na Galeria Back Door. Fui, levando os documentos que ele pediu, preenchi um formulário, entreguei os documentos e paguei uma quantia de R$ 17,00. Estranhei lá ser sede de uma associação estudantil emissora de carteirinhas, pois não tinha nenhuma informação sobre a entidade, tinha um colchão inflável no fundo da sala e uma estante, parecia mais um quarto mesmo. Depois de uns dias fui informado que a carteirinha ja estava pronta e fui lá pegar. Perguntei à moça que la estava se a carteirinha era válida em todo território nacional e a mesma me informou que sim. Pura mentira! Quando fui ao Rio no mês passado e tentei usar a carteirinha pela primeira vez no cinema e fui informado que aquela carteirinha não era aceita pois eles não estavam autorizados a aceitar tal documento. Assim que retornei pra Ilhéus liguei pro Jorge pra reclamar e ele me informou que a entidade era habilitada pela secretaria da educação e que valia em todo território nacional e a entidade responsável era a UEB – União dos Estudantes do Brasil. Acontece que fui investigar sobre ta entidade e descobri que era habilitada apenas para o Estado da Bahia e que sua sede era na cidade de Vitória da Conquista. Descobri coisa pior. De acordo com a Lei estadual Nº 10.029 DE 26 DE ABRIL DE 2006 e a Portaria SEC Nº 816/13 – Diário Oficial do Estado da Bahia de 08 de fevereiro de 2013, toda carteirinha deve confeccionada, obrigatoriamente, em material PVC ou acrílico, com IMPRESSÃO DIRETAMENTE INCIDENTE SOBRE ELE, contendo o seguinte:

    I – a identificação da entidade estudantil;
    II – o ano-exercício;
    III – o nome, a data de nascimento e o número do Registro Geral – RG do estudante;
    VII – o número da matrícula na unidade escolar;
    IV – uma foto do estudante;
    V – estabelecimento de ensino.

    acontece que esse rapaz me entregou uma carteira em que as minhas informações estavam coladas em adesivo (não gravadas diretamente no PVC) e o número de matrícula na carteirinha não era o meu. Liguei novamente pra reclamar e ele disse que isso era normal e que o número de matrícula era interno deles. Isto é crime, pois estou agora com um documente totalmente irregular e sem validade nenhuma. Outra coisa que me questionei foi pra onde vai o dinheiro arrecadado com as carteirinhas irregulares, pois de acordo com o registro do CNPJ na Receita Federal nº 05.501.627/0001-40, se trata de uma Associação sem Fins Lucrativos e o dinheiro deve ser investido no Movimento Estudantil. Pelos meus cálculos, ja devem ter sido feitas mais de duas mil carteirinhas aqui em Ilhéus, o que dá um total de R$ 34.000,00 (trinta e quatro mil reais). Pra onde foi esse dinheiro? Seria muito interessante você fazer uma investigação jornalistica sobre o tema pra pode informar melhor a população e banir oportunistas estelionatários de nossa cidade.

    Abraços
    Jefersson Oliveira

  • UEB ILHÉUS says:

    Caro Jeferson Oliveira, nossa carteira é utilizada por vários estudantes em vários locais do Brasil, em eventos como Rock in Rio, Shows internacionais como Beyoncé e Lady Gaga, nenhum desses estudantes tiveram problema algum, próxima oportunidade que tiver em utilizar sua carteira estudantil, lute pelos seus direitos, não baixe a cabeça.

  • Mariana says:

    Tenho a carteirinha feita pela ANE, e o banner desse ano não foi esse, sendo a carteirinha feita com o material PVC, apropriado, com todas as informações impressa na carteira e não colada, de acordo com as regras da SEC Nº 816/13. Sendo totalmente diferente mostrada no banner acima, e legal no território baiano, de acordo com o site do governo do estado da Bahia, que mostra todas as carteirinhas que são válidas http://estudantes.educacao.ba.gov.br/entidades-carteira

Deixe seu comentário

dom eduardo

arquiteto













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia