fiol-1O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na quarta-feira (6), relatório que recomenda ao Congresso a paralisação de 7 obras executadas com recursos do governo federal devido a irregularidades graves encontradas.
As informações constam do Fiscobras de 2013, relatório que consolida as fiscalizações realizadas por técnicos do tribunal nas principais obras públicas por determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Entre as sete obras que o tribunal recomenda a paralisação estão a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus. A linha férrea será usada, principalmente, para transportar minério de ferro até o Porto Sul, em Ilhéus. A construção é de responsabilidade da União e têm custo estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões.

Segundo o G1, nas duas obras foram encontradas irregularidades como projeto básico deficiente e sobrepreço nos serviços contratados e insumos adquiridos.
Apesar das constatações, o relatório ressalta que o TCU apenas faz as recomendações, cabe ao Congresso acatá-las ou não.