Geraldo-SimoesO deputado federal Geraldo Simões fez pronunciamento no Congresso Nacional destacando a audiência, realizada em Salvador, com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador Jaques Wagner, lideranças de produtores agrícolas e lideranças indígenas. Ficou definido que o Governo do Estado da Bahia e o Ministério da Justiça vão assinar um termo de cooperação técnica para a criação de um Plano de Segurança com Cidadania.
No encontro, o governador manifestou claramente que só o entendimento pode resolver a situação que envolve a disputa de 47 mil hectares de terras, de acordo ao que seria a demarcação da Funai. Simões lembrou que estive presente ao encontro e disse ter “reparações a fazer quanto à condução deste processo, tanto pelo Governo Federal, como da atuação de nosso Governo do Estado da Bahia”.
Segundo ele, “as intenções de conciliação e entendimento são justas e, inclusive, os produtores e seus representantes solicitaram a presença da Força Nacional na região, para evitar conflitos e acabar com as invasões violentas às fazendas da região. Sempre manifestei-me pela solução pacífica e negociada. Outro caminho é impossível”.