acervoA prefeitura de Ilhéus se manifestou diante da denúncia de que o acervo público do município está abandonado numa casa do Centro da cidade (lembre aqui).
Segundo o secretário de cultura, Paulo Atto, todo o acervo da Biblioteca Pública Adonias Filho  e do Arquivo Público estão preservados em locais apropriados, onde permanecerão até que sejam realizados os serviços de revitalização do antigo prédio do Colégio General Osório.
Também de acordo com o titular, “semanalmente, uma equipe realiza vistorias nos locais onde está o patrimônio, para verificar qualquer pendência que exija ação mais imediata”, informa o secretário.
O Arquivo Público foi transferido para o prédio dos Comerciários, na Praça J.J. Seabra, no início do governo Jabes Ribeiro. “Pois se encontrava ainda no Colégio General Osório, em total descaso, sem condicionamento e jogado no chão, como foi bastante divulgado na época, relembra Paulo Atto”.
Segundo o secretário a expectativa é que em breve tempo seja anunciada a reforma do antigo colégio, e tanto a biblioteca quanto o arquivo, retornem para seus locais originais.