praiaEm Ilhéus, neste final de semana, apenas um trecho da Praia do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão), não está apropriada para o banho de mar, de acordo com  relatório da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Difim), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Segundo o relatório, as praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença, estão aprovadas e são consideradas apropriadas para banho.
O diagnóstico das condições de balneabilidade do município de Ilhéus é obtido mediante o recolhimento de amostras, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br) e, para ter acesso, basta colocar o indicador de mouse no link Nosso Município, clicar em Espaço do Turista, e depois, em Litoral.
Segundo o site Clima e Tempo, o fim de semana do ilheense será propício à praia com sol forte, e sem previsão de chuva. Mas, é bom lembrar que sempre é aconselhável nadar apenas em áreas supervisionadas por salvas vidas, e de preferência, sempre acompanhado. É importante consultar o agente de salvamento marítimo para saber as condições da maré para o banho e para o surfe antes de entrar na água, e informar qualquer irregularidade observada. 
Ainda é importante tomar alguns cuidados básicos para prevenir doenças e evitar acidentes, como o uso do filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão; evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar; se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar; não mergulhar em águas desconhecidas ou quebrando raso; não levar objetos quebráveis para a praia e, se encontrá-los, colocá-los nas cestas de lixo.