O programa Balcão do Empreendedor de Ilhéus será apresentado na próxima quinta-feira, dia 24, na Feira do Empreendedor Estadual, que ocorre até o sábado, dia 26, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento, que teve início nesta terça-feira, dia 22, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico estadual.
Segundo o Sebrae, o programa da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) é referência para a região sul baiana, considerando aspectos como  as instalações físicas, estrutura técnica e a execução do plano de trabalho. Durante a feira estadual, o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá), levará informações sobre o funcionamento do programa e apresentará casos de sucessos de microempreendedores atendidos pelo Balcão. 
Esta é a segunda vez que o Balcão do Empreendedor da Prefeitura de Ilhéus é destaque em um evento promovido pelo Sebrae, como uma iniciativa de sucesso voltado para o desenvolvimento. “Ao formalizarmos a atividade dos empreendedores individuais estamos promovendo a qualificação da mão de obra local, possibilitando garantias trabalhistas e a elevação da autoestima do beneficiário, ao mesmo tempo em que desenvolvemos uma política de ampliação da receita municipal”, ressalta Machado. No último mês de agosto, o vice-prefeito levou a experiência ao 1º Encontro de Gestores Públicos e Agentes de Desenvolvimento de Território do Litoral Sul, que contou com a participação de representantes de 26 localidades da região sul baiana.
Atendimentos – Somente no primeiro semestre, o Balcão do Empreendedor totalizou 1.434 atendimentos aos microempreendedores ilheenses, que compreendem o universo de 4.027 em todo o município. Do total de atendimentos, foram deferidas 617 guias de pagamentos, 73 Declarações de Faturamento Anual (DASN), 179 alvarás para Microempreendedores Individuais (MEI), 166 ações de formalização de empreendimentos, 24 emissões do cartão de CNPJ, 38 certificados federais dos MEI e sete certidões negativas do INSS para o MEI. A estes números acrescentam-se o total de 288 consultorias e 42 alterações cadastrais. 
Feira do Empreendedor Estadual – Com mais de 140 edições e 1,9 milhões de visitantes, a Feira do Empreendedor é o maior evento de empreendedorismo do mundo e um instrumento para o fomento e geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.
O Sebrae Bahia, como as demais Unidades do Sebrae em outros Estados, realiza a Feira do empreendedor a cada dois anos, desde 2002, com o objetivo de fomentar a abertura de novos negócios e a competitividade e sustentabilidade de negócios existentes.
Buscando atender potenciais empreendedores individuais, empresários de micro e pequenas empresas, produtores rurais, o evento busca proporcionar um ambiente que fomente o empreendedorismo, promovam conhecimentos e inovação para a abertura de novos negócios e a sustentabilidade das empresas existentes.
Mais informações no site oficial www.feiradoempreendedor.ba.sebrae.com.br