brincando de coisa seriaAções de promoção à saúde da criança são realizadas durante toda a semana no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, através do projeto “Brincando de Coisa Séria”. Atividades lúdicas, educativas e de formação científica integram a programação que marca a passagem do Dia da Criança e a Semana Interdisciplinar do Aleitamento Materno.
A iniciativa conta com o apoio da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e colaboração direta das Irmãs Auxiliadoras e parceria de instituições de ensino.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, prevenir a violência na infância e adolescência, um pré-natal de qualidade, além de um nascimento seguro e humanizado e consequente atenção à saúde do recém-nascido e correto aleitamento materno.
Nesta quarta-feira (9), a partir das 15h30min, serão realizadas atividades lúdicas com brincadeiras com palhaço, apresentações de ballet e do grupo musical “As Sapecas”. Já às 19h, será ministrada a palestra “Formação de Grupos de apoio ao aleitamento Materno”, com a enfermeira e mestra da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Isabel Cristina Piton Lins. O tema “Aleitamento Materno e nutrição na primeira infância” será debatido pela nutricionista Paulina Barros.
Para encerrar a programação do projeto “Brincando de Coisa Séria”, na sexta-feira (11) será levada muita diversão para as crianças internadas no Hospital Manoel Novaes. Durante toda a tarde, as crianças poderão visitar “barraquinhas’ de jogos de pescaria, tiro ao alvo e de argolas, brincar em pula-pula, piscina de bolinhas, em jogos Xbox, entre outros.