Canoas em Maraú. Foto-Carol Garcia-GOVBACerca de 180 pescadores e marisqueiras do município de Maraú receberam nesta quarta-feira (9) 60 embarcações de fibra de vidro, um investimento de R$ 400 mil. A entrega foi feita pelo governador Jaques Wagner, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
As novas canoas têm motor de popa e material de salvatagem e foram construídas pelos próprios pescadores, que passaram por um curso de construção naval artesanal. Na ocasião, a Secretaria da Agricultura e o Instituto Federal Baiano (IFbaiano) assinaram convênio de cooperação técnica para criação do Centro de Estudos Costeiros da Pesca e Aquicultura e para capacitação na área de pintura e construção de embarcações.
“Serão entregues mais 800 embarcações que vão beneficiar pescadores de todo o estado. Também foi assinado acordo de cooperação técnica com o IFbaiano que vai favorecer pescadores e a área de turismo, aproveitando o potencial da região”, explicou o governador. Wagner disse ainda que os pescadores vão poder se cadastrar no programa estadual que oferece óleo diesel com baixo custo e sem imposto para incentivar ainda mais a pesca artesanal.