O mês das crianças será comemorado em Ilhéus com uma programação recheada de opções, que vão desde gincanas escolares, oficinas de teatro, de artes, jogos, pintura facial, e contações de história. Nas escolas da rede municipal de ensino, as atividades terão início na próxima segunda, dia 7, e vão até o sábado, dia 12. Algumas escolas também estão promovendo outras atividades, como visita ao museu, ao teatro e piqueniques nos sítios próximos a comunidade.
Há também uma programação para os distritos, que contará com a participação da contadora de história Mírian Oliveira, além de apresentações de grupos de teatro das próprias comunidades, e um stand de livros com 100 volumes infanto-juvenil onde as crianças poderão  com o auxílio da diretora da biblioteca municipal,  Regina Figueroa. As atividades se iniciam na próxima terça-feira, dia 8, no distrito de Juerana, e serão encerrados no dia 30, em Inema.
O objetivo principal dessa programação, segundo a secretaria de Cultura, não é apenas o de divertir, como também facilitar e aumentar o contato das crianças com os livros, uma vez que o acesso à leitura nas localidades da zona rural  ainda não se encontra em ponto ideal.
Roteiro da Caravana – 08/10 – Juerana ; 09/10 – Sambaituba; 10/10 – Aritaguá; 15/10 – Couto;16/10 – Santo Antonio;30/10 – Banco do Pedro; 31/10 Inema.