uescEstimular jornalistas, pesquisadores e professores a analisar, interpretar e traduzir a linguagem da ciência e da tecnologia para o cidadão é o objetivo do livro “Da Pesquisa para a sociedade: reflexões sobre a comunicação científica e tecnológica”, o mais recente lançamento da Editus – Editora da UESC.
De autoria dos professores Lisandro Diego Giraldez Alvarez (UESB), Verbena Córdula Almeida (UESC) e Ana Carolina Lima Castellucio (Faculdade 2 de Julho), o livro traz contribuições práticas para a melhoria da produção de conteúdo científico e socialização do conhecimento, chamando a atenção para um segmento ainda pouco explorado no jornalismo.
Em uma linguagem simples e direta, o livro aborda temas como a organização científica e a geração de notícias, estruturas de leitura específicas, o papel do jornalista na tarefa de formar e informar e os gêneros jornalísticos aplicados a este tipo de comunicação.
Os autores alertam que, assim como o material dedicado às editorias de economia e política exige um tratamento especial, a ciência e a tecnologia também precisam ser apresentadas de forma criteriosa, séria e sem o caráter espetaculoso que empobrece o conteúdo e a qualidade da informação.
Nesse sentido, trazem modelos e orientações de escrita, formas de processamento de conteúdo, parâmetros de noticiabilidade e edição e sugerem os formatos e veículos mais adequados para a difusão do conteúdo produzido.
O livro já está disponível para venda na Livraria da Editus, localizada na Biblioteca Central da UESC. Pedidos também podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Esta e outras publicações da Editora podem ser conferidas no site www.uesc.br/editora.