WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Neste site
agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031



TUPINAMBÁ PODEM PERDER CASAS, POSTO MÉDICO E ESCOLA


índios (2)Segundo informações do Blog do Gusmão, na manhã dessa quarta-feira (31), a comunidade do Acuípe de Baixo foi surpreendida com um mandado de reintegração de posse do Sítio Rovidávia concedida, em benefício à empresa estrangeira “Primaver Empreendimentos Imobiliários”.
De acordo com a publicação, o cacique Valdenilson teria afirmado que a Funai demonstrou seu desrespeito e irresponsabilidade com a luta pelo território Tupinambá, nos municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, ao não acompanhar ou informar o povo indígena sobre essa investida judicial do capital estrangeiro.
Ao blog o cacique revelou o descontentamento da comunidade com a surpresa abrupta.
De acordo com o site, Valdenilson afirmou que nos debates anteriores em que o povo Tupinambá foi representado, depois de muito desconforto entre a Funai, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, chegou-se ao entendimento de que não houvesse a reintegração, pois as famílias não tem para onde ir.
No mesmo evento, segundo o blog, ficou acordado que a FUNAI deveria se pronunciar com trinta dias de antecedência ao cumprimento da reintegração e, principalmente, caberia à própria Fundação Nacional dos Índios a responsabilidade de relocar as famílias desabrigadas.
Segundo o Cacique Valdenilson, em contato com a publicação, a revolta da comunidade é ainda maior por “presenciar mais uma vez o próprio procurador do Município de Ilhéus advogando para um grupo estrangeiro”.

1 resposta para “TUPINAMBÁ PODEM PERDER CASAS, POSTO MÉDICO E ESCOLA”

  • thalis says:

    Eles deveriam era reintegrar a posse, e impedir invasões de pequenos agricultores. Mas parece q só há preocupação com as grandes empresas…

Deixe seu comentário

cristina frey

dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia